De acordo com Beatriz Garcia Real, presidente da Associação Cultural, Desportiva e Recreativa (ACDR) de Souto Maior, junto à sede da qual se encontra o recém-inaugurado Polidesportivo, “o campo pertence à Junta de Freguesia, que nos cedeu todo o espaço, durante 10 anos, para podermos pedir o apoio ao IPDJ com vista à requalificação desta estrutura que é tão importante para todos nós”.
A Associação “reúne várias faixas etárias e, portanto, esta requalificação é uma mais-valia. O campo já era usado pelos jovens, sobretudo aos domingos. Agora, certamente, irão jogar com outro gosto, com mais segurança e outras condições. Vamos, ainda, voltar a reativar, pelo menos, um balneário porque a Associação tem em mente organizar torneios de futebol de cinco”.
O torneio planeado para esta tarde foi adiado. Embora tivesse “12 equipas inscritas, de diferentes idades e, inclusive, uma equipa feminina, face à previsão do tempo, teve que ser cancelado e está previsto realizar-se a 10 de abril. Iremos abrir, novamente, as inscrições e as portas do campo estão abertas a toda a gente, não só à população de Souto Maior, como a todos os munícipes de Sabrosa e a todos, no geral, desde que cumpram as regras”.
Para Helena Lapa, presidente da Câmara Municipal de Sabrosa, “todo e qualquer investimento nesta área é sempre um bom investimento, porque é um investimento nas pessoas e na prática desportiva. Quando as pessoas se juntam por uma causa comum, as coisas funcionam sempre muito bem”.
A requalificação resultou “de uma candidatura ao PRID (Programa de Reabilitação de Instalações Desportivas) do IPDJ, que comparticipou cerca de 45% do investimento. A Câmara Municipal assumiu os restantes 55%. Para além disto, contribuiu com a requalificação das redes de vedação, nos restantes arranjos, com um investimento total de 25 mil euros”, explicou a autarca.