Terça-feira, 14 de Janeiro de 2025
No menu items!

Ponte de Arame — APA determina restabelecimento da ligação entre Veral e Monteiros

A Agência Portuguesa do Ambiente (APA) solicitou à Iberdrola a apresentação de alternativas de reposição da ligação entre as duas localidades, de Boticas e Vila Pouca de Aguiar, e ainda a identificação e avaliação dos impactes e definição de eventuais medidas de minimização.

-PUB-

Com a construção do Sistema Eletroprodutor do Tâmega (SET), concessionado à empresa espanhola Iberdrola, e com o enchimento da albufeira da barragem do Alto Tâmega, a travessia entre os dois concelhos, através das localidades de Veral e Monteiros, vai ficar submersa, estando, desde 2010, previsto, na Declaração de Impacte Ambiental (DIA), “o seu desmonte e relocalização”.

Em junho de 2018, e no âmbito da Comissão de Acompanhamento Ambiental do SET, as câmaras municipais de Boticas e Vila Pouca de Aguiar “sinalizaram a necessidade de restabelecimento dos acessos afetados pelo projeto, designadamente a Ponte de Arame de Veral (ligação Veral-Monteiros), face à preocupação pela ocorrência de impactes sociais e económicos negativos, ao nível local”, tendo dado conhecimento à APA

Artigo exclusivo PREMIUM

Tenha acesso ilimitado a todos os conteúdos do site e à edição semanal em formato digital.

Se já é PREMIUM,
Aceda à sua conta em

APOIE O NOSSO TRABALHO. APOIE O JORNALISMO DE PROXIMIDADE.

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo regional e de proximidade. O acesso à maioria das notícias da VTM (ainda) é livre, mas não é gratuito, o jornalismo custa dinheiro e exige investimento. Esta contribuição é uma forma de apoiar de forma direta A Voz de Trás-os-Montes e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente e de proximidade, mas não só. É continuar a informar apesar de todas as contingências do confinamento, sem termos parado um único dia.

Contribua com um donativo!

VÍDEOS

Mais lidas

ÚLTIMAS NOTÍCIAS