A sessão decorreu no sábado, e foi desenvolvida em parceria com a câmara municipal e a junta de freguesia de Atei, com o envolvimento de produtores e empresários locais da área da restauração e do vinho que apresentaram as suas atividades e o contributo que dão na promoção dos produtos endógenos.
O presidente da câmara municipal, Bruno Ferreira, aproveitou a oportunidade para partilhar a estratégia do município para a promoção e valorização de setores tão importantes para o concelho, como é o caso do turismo, da gastronomia e dos vinhos, que integram produtos de excelência e que a autarquia pretende ver mais valorizados.
Paulo Pereira, proprietário da “Adega Regional 7 Condes”, destacou na sua apresentação a riqueza da gastronomia local e, particularmente, a excelência da carne maronesa que integra, desde sempre, os seus menus.
A temática dos vinhos foi tratada por Fernando Gabriel Afonso, proprietário da “Quinta D’Ónega” e produtor de vinho verde do concelho. Mondim de Basto e, especificamente, a zona de Atei, junto ao Vale do Médio Tâmega, “reúnem condições únicas para o desenvolvimento das castas tradicionais e típicas das regiões mais interiores dos vinhos verdes, onde estas conseguem revelar o máximo do seu potencial”.
A iniciativa pretendeu “conhecer a realidade de cada concelho, para futuramente se trabalhar no sentido de melhorar a promoção e divulgação do território”.
Esta conferência terminou com a mostra de alguns produtos e vinhos da região, que puderam ser degustados por todos os participantes.