Sábado, 20 de Julho de 2024
No menu items!




“Procuramos o sucesso escolar e a felicidade dos nossos alunos”

O Agrupamento de Escolas Morgado de Mateus (AEMM) tem cinco equipamentos escolares de grandes dimensões e quatro Jardins de Infância (JI), tendo atualmente dois mil alunos (dos quais, quase 300 de outras nacionalidades), 280 docentes e 80 assistentes técnicos e operacionais.

-PUB-

Ricardo Montes, diretor do agrupamento, revela que, ao contrário do que seria expectável há alguns anos, “temos registado um aumento consistente de alunos nestes últimos anos, estando muito próximos da nossa capacidade máxima”.

Com um acompanhamento dos alunos desde o pré-escolar ao ensino secundário, a oferta formativa atual contempla cursos profissionais de Técnico Auxiliar de Saúde, Técnico de Multimédia e Técnico de Animação de Turismo.

“No próximo ano letivo iremos abrir os cursos profissionais de Técnico Auxiliar de Saúde, Técnico de Multimédia e Técnico de Desenho da Construção Civil. À exceção deste último curso, que constitui uma aposta recente, os restantes estão bastante consolidados no agrupamento, têm procura e permitem garantia de empregabilidade na área de formação”, explica o diretor, adiantando que no ensino regular, oferecem os cursos de Ciências e Tecnologias, Línguas e Humanidades, assim como Ciências Socioeconómicas.
Com vários projetos implementados, Ricardo Montes diz que é difícil destacar apenas alguns, mas o objetivo “é o sucesso escolar, a felicidade e o desenvolvimento integral das crianças e jovens que frequentam as nossas escolas”.

Os alunos que venham a ingressar nas diferentes escolas “poderão contar com recursos humanos preocupados, motivados e atentos, assim como espaços educativos seguros. Podem esperar exigência e rigor, mas também empatia e amizade. No fundamental, podem esperar ser felizes”, acrescenta.

OBRAS

Ricardo Montes espera pelo anúncio da requalificação das Escolas Monsenhor Jerónimo do Amaral e Morgado de Mateus. “Temos alunos fantásticos. Os nossos professores, técnicos superiores, assistentes técnicos e operacionais são fenomenais. O que não temos são instalações dignas do século XXI, nomeadamente ao nível do conforto térmico e isolamento acústico”.

NOVIDADES

No início do próximo ano letivo, o diretor do AEMM revela que tem duas novidades que espera colocar em funcionamento. “A primeira é a criação de uma Unidade de Inclusão e Sucesso Educativo, a qual constituirá uma valência única no concelho em termos de apoio especializado para os alunos com Perturbações do Espectro do Autismo (PEA). A segunda será a criação de uma sala STEAM na qual se poderão desenvolver atividades de Ciências, Tecnologia, Engenharia, Artes e a Matemática, de uma forma integrada e dinâmica”.

O maior desafio para o ano letivo 2024/25 será a “implementação de um projeto que permitirá uma articulação e cooperação mais efetiva entre docentes dos 1.º e 2.º ciclos de escolaridade, de modo a minimizar os impactes da transição para os nossos alunos”.

APOIE O NOSSO TRABALHO. APOIE O JORNALISMO DE PROXIMIDADE.

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo regional e de proximidade. O acesso à maioria das notícias da VTM (ainda) é livre, mas não é gratuito, o jornalismo custa dinheiro e exige investimento. Esta contribuição é uma forma de apoiar de forma direta A Voz de Trás-os-Montes e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente e de proximidade, mas não só. É continuar a informar apesar de todas as contingências do confinamento, sem termos parado um único dia.

Contribua com um donativo!

VÍDEOS

Mais lidas

ÚLTIMAS NOTÍCIAS