Quarta-feira, 24 de Junho de 2026
InícioBragançaProdução de pistácio em Trás-os-Montes poderá reverter a tendência de abandono da agricultura

Produção de pistácio em Trás-os-Montes poderá reverter a tendência de abandono da agricultura

Esta é a convicção de José Matino, responsável da “Fruystach”, que vai começar a fazer as primeiras plantações deste fruto seco ainda este mês

Depois da produção de mirtilo, morango, framboesa, amora e kiwi, um novo projeto empresarial promete revolucionar a agricultura em Trás-os-Montes, com a aposta na produção de pistácio, um fruto seco que tem um “potencial enorme” nas regiões frias no inverno e quentes no verão, sendo o interior de Portugal uma “ótima opção” para produzir este alimento.

A Espaço Visual – Consultores de Engenharia Agronómica, Lda. é a promotora da iniciativa e já criou a “Fruystach” que pretende começar a produzir o pistácio já este mês e em larga escala, uma vez que a procura supera largamente a oferta, sobretudo na União Europeia, que será o espaço privilegiado das exportações deste fruto, como nos explicou José

Artigo exclusivo PREMIUM

Tenha acesso ilimitado a todos os conteúdos do site e à edição semanal em formato digital.

ou compre apenas este artigo:

Comprar este artigo — 1,00€
Se já é PREMIUM, Aceda à sua conta em


APOIE O NOSSO TRABALHO.
APOIE O JORNALISMO DE PROXIMIDADE.

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo regional e de proximidade. O acesso à maioria das notícias da VTM (ainda) é livre, mas não é gratuito, o jornalismo custa dinheiro e exige investimento. Esta contribuição é uma forma de apoiar de forma direta A Voz de Trás-os-Montes e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente e de proximidade, mas não só. É continuar a informar apesar de todas as contingências, nunca paramos um único dia.

Contribua com um donativo!

VÍDEO

Mais lidas

PRÉMIO

ÚLTIMAS NOTÍCIAS