InícioArmamarPrograma E-Guard quer reforçar segurança da população mais vulnerável

Programa E-Guard quer reforçar segurança da população mais vulnerável

Idosos e pessoas mais vulneráveis vão ter acesso a um sistema de teleassistência que permite contactar diretamente a GNR em situações de urgência.

A Câmara Municipal de Armamar assinou um protocolo de cooperação com a Guarda Nacional Republicana (GNR) para implementar o programa E-Guard no concelho.

Na assinatura do protocolo estiveram presentes Márcio Morais, presidente da câmara municipal, acompanhado dos vereadores Luís Rodrigues e Sara Gouveia. A GNR foi representada pelo Coronel Adriano Resende, Comandante do Comando Territorial de Viseu, e o Major André Batista, Oficial de Comunicação e Relações Públicas. Estiveram ainda presentes o Sargento-Ajudante Pedro Vicente e o Capitão Tiago Jorge, Comandantes dos Postos Territoriais de Armamar e Lamego respetivamente.

Segundo o comunicado da autarquia, o protocolo vai permitir implementar em Armamar, o sistema de teleassistência destinado “a apoiar pessoas em situação de vulnerabilidade, nomeadamente idosos, pessoas com mobilidade reduzida e pessoas que necessitam de acompanhamento remoto em tempo real”. O programa E-Guard é um sistema que foi desenvolvido para reforçar “a segurança, combater o isolamento e promover uma maior qualidade de vida junto da população”.

O serviço funciona através de um pequeno dispositivo portátil, de utilização simples, que mantém o utilizador permanentemente ligado à Sala de Situação do Comando Territorial da GNR de Viseu, disponível 24 horas por dia, 7 dias por semana. Este dispositivo permite ao utilizador comunicar por voz diretamente com os operadores da GNR em situações de urgência, mesmo que não consiga pedir ajuda de forma convencional.

Segundo o município, o sistema representa “uma resposta de proximidade, segurança e acompanhamento contínuo”, proporcionando aos utilizadores e às suas famílias “maior confiança, proteção e tranquilidade no dia a dia”.

Para a autarquia, este protocolo vai criar melhores condições de segurança e ajudar “a construir um concelho mais seguro, solidário e preparado para responder às necessidades da população”.

-PUB-


APOIE O NOSSO TRABALHO.
APOIE O JORNALISMO DE PROXIMIDADE.

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo regional e de proximidade. O acesso à maioria das notícias da VTM (ainda) é livre, mas não é gratuito, o jornalismo custa dinheiro e exige investimento. Esta contribuição é uma forma de apoiar de forma direta A Voz de Trás-os-Montes e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente e de proximidade, mas não só. É continuar a informar apesar de todas as contingências, nunca paramos um único dia.

Contribua com um donativo!

VÍDEO

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Mais lidas

PRÉMIO