De acordo com o Comando Distrital de Operações de Socorro (CDOS) de Vila Real, “ocorreram algumas inundações em vias, bem como algumas quedas de árvores em Alijó, Santa Marta de Penaguião e Boticas, ocorrências sem danos significativos”.
Em Lamego, “ocorreram algumas inundações, relacionadas com tampas de rua, devido à forte precipitação, mas sem qualquer gravidade”, explicou o CDOS de Viseu. No distrito de Bragança, segundo o CDOS, “foi uma noite calma, tal como está a ser a manhã, sem registo de ocorrências relacionadas com as condições meteorológicas”.
“Desde as 00h00 de hoje até às 08h00 foram registadas 47 ocorrências no país, a destacar, essencialmente, apenas seis no distrito de Viseu, cinco em Lisboa e Braga e as outras repartidas pelos restantes distritos, salvaguardando que em Bragança, Guarda e Portalegre não houve qualquer registo de ocorrências”, adiantou o comandante José Miranda, da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) à Lusa.
Fazendo um balanço desde o alerta da Proteção Civil, quinta-feira às 14h00, até às 08h00 de hoje, foram registadas 1.659 ocorrências, sendo que perto de metade foram quedas de árvore, seguidas de inundações e quedas de estruturas, referiu o comandante.
Para ocorrer às 1.659 ocorrências no país, foram mobilizados 2.055 meios, com o empenhamento de 6.287 operacionais das várias forças de segurança, bombeiros e serviços municipais de proteção civil. “Foi uma ação conjunta de vários agentes de proteção civil”, sublinhou.
O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) colocou hoje sob aviso amarelo 13 distritos de Portugal continental e as ilhas dos Açores devido à previsão de chuva forte.