Quinta-feira, 22 de Janeiro de 2026
No menu items!
Vila RealPS critica “novo” PSD por “descobrir hoje que existe um aterro de resíduos em Andrães”

PS critica “novo” PSD por “descobrir hoje que existe um aterro de resíduos em Andrães”

O Partido Socialista de Vila Real marcou presença na manifestação da população junto ao aterro sanitário de Andrães, criticando o PSD por querer “ensombrar” esta luta.

-PUB-

“Esta, que deveria ser uma luta que une todos, é ensombrada pela tentativa do PSD local em reescrever a história e a verdade, procurando atirar responsabilidades nesta matéria para a gestão socialista da autarquia, dos últimos 12 anos”.

Em comunicado, o PS de Vila Real refere que a “atual presidente da concelhia do PSD e putativa candidata autárquica é uma recente militante do partido, desconhecendo-lhe a história e os pergaminhos”.

“Sabemos também que uma parte do PSD local se envergonha dos 37 anos de gestão social-democrata e procura apagá-la da sua memória. Percebemos por fim, após lermos este comunicado, que desconhece quais são as competências da Câmara Municipal e que imagina que esta é todo-poderosa, demonstrando impreparação e ignorância”, acrescenta a mesma nota.

Os socialistas lembram que todo este problema “é uma herança” do PSD local e nacional. “Quando, em 2002, a Associação de Municípios do Vale do Douro Norte (AMVDN) pretendeu criar um aterro, a gestão autárquica do PSD veio instalá-lo em Vila Real. Quando, em 2010, o município de Vila Real e os demais da AMVDN decidiram erradamente entregar a gestão do aterro à empresa Resinorte, a gestão autárquica era do PSD. E quando, em 2015, a Resinorte foi privatizada, retirando-a do controle das autarquias, o governo de Portugal que o decidiu era do PSD e de Pedro Passos Coelho”. Pelo que, chamar ao aterro de Andrães uma herança socialista é apenas ignorância, má-fé ou ambas. Aliás, foram inúmeras as vezes, na última década, em que a gestão autárquica socialista lutou pelo encerramento deste aterro e denunciou as más práticas ambientais que ali grassam. Esta não é, no entanto, e infelizmente, uma decisão que tenha o poder de tomar”.

Sobre a afirmação do PSD que o problema da gestão de resíduos na região Norte “não surgiu de forma inesperada, e há muito que se sabia da necessidade de encontrar soluções sustentáveis”, os socialistas questionam: “quantas vezes o PSD local abordou este assunto? Quantas intervenções existem, dos vereadores do PSD na CM de Vila Real, sobre esse assunto? Quantas vezes a Sra. Presidente da Concelhia do PSD, que é deputada na Assembleia Municipal de Vila Real, abordou esta questão nos últimos 4 anos? A resposta a todas estas questões é zero”.

Sobre a acusação do PSD local de o aterro intermunicipal de Andrães “estar à beira do esgotamento”, refletindo uma “grave falha de planeamento por parte da autarquia e do anterior Governo socialista”, o PS recorda que o “planeamento da gestão do aterro cabe à empresa concessionária Resinorte e não à autarquia, mas a estratégia geral de resíduos cabe ao Governo”.

O PS deixou ainda a sugestão ao PSD local para questionar o atual Governo, do seu partido, em relação à sua própria estratégia para esta matéria. “A única coisa que é sabido é que, na ausência de uma estratégia do atual governo do PSD, a empresa Resinorte pretende prolongar a vida do aterro em dois anos, o que foi liminarmente recusado pela câmara municipal no parecer que lhe foi pedido, mas que não tem força de lei”.

APOIE O NOSSO TRABALHO. APOIE O JORNALISMO DE PROXIMIDADE.

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo regional e de proximidade. O acesso à maioria das notícias da VTM (ainda) é livre, mas não é gratuito, o jornalismo custa dinheiro e exige investimento. Esta contribuição é uma forma de apoiar de forma direta A Voz de Trás-os-Montes e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente e de proximidade, mas não só. É continuar a informar apesar de todas as contingências, nunca paramos um único dia.

Contribua com um donativo!

VÍDEO

Mais lidas

PRÉMIO

ÚLTIMAS NOTÍCIAS