Os projetos de resolução apresentados por BE, Livre, PAN e PCP receberam votos contra do PSD, assim como do PS, CDS/PP e Iniciativa Liberal.
A comissão política concelhia de Montalegre do PSD decidiu reforçar que mantém a sua posição contrária a estes investimentos no concelho, ainda que o voto do PSD nacional tenha sido no sentido oposto.
“A nossa posição continua a mesma: somos contra a exploração mineira no concelho e estamos ao lado da população”, esclarece a estrutura partidária em comunicado.
O PSD Montalegre deixa mesmo um apelo “à resistência contra a exploração mineira”, dirigido quer à população, quer às associações que têm liderado esta luta, pela defesa da biodiversidade e pelo futuro do concelho”.
Por entender que “o futuro assenta na preservação do ambiente e na valorização dos produtos e serviços de excelência (água, fumeiro, carne, paisagem, etnografia, entre outros), reforçados pela classificação como Património Agrícola Mundial”, a concelhia considera que estas características “são incompatíveis com as minas”.
O PSD de Montalegre rejeita ainda que o território seja “uma espécie de ‘coutada’ do Estado, que serve apenas para vender concessões aos privados”, depois de instalações de barragens, parques eólicos, minas e energia solar, que deixam poucas contrapartidas a nível local.
“O concelho tem as mesmas acessibilidades de antes do 25 de abril e recebe pouco mais de 1 milhão de euros das barragens, apesar de ter 15% da capacidade hídrica instalada no país para produzir eletricidade. E a APA ainda não iniciou a elaboração do Plano de Ordenamento da Barragem dos Pisões, mas já aprovou o EIA da Mina do Romano, apesar das falhas graves do mesmo”, argumenta ainda a estrutura presidida por José Moura Rodrigues.
O documento serve, igualmente, para contestamos o apoio da Câmara de Montalegre à reativação da exploração de volfrâmio na Borralha, também em fase de Estudo de Impacto Ambiental, apesar de o LNEG falar em “riscos cancerígenos para a saúde humana”, tendo já passado de 30 anos desde o fecho da mina.