O Comando Distrital da Polícia de Segurança Pública (PSP) de Bragança esclarece que não existem registos que confirmem a circulação de mensagens que relatam roubos em residências e outras situações graves na cidade.
Estas informações, sobretudo difundidas através de aplicações de mensagens, contêm relatos que não ocorreram ou para os quais não há qualquer registo formal por parte da PSP e “gera alarme social injustificado, alimenta perceções artificiais de insegurança e perturba a tranquilidade pública”, diz o comando em comunicado.
A PSP reafirma que, neste momento, não existe qualquer padrão de furtos ou roubos em residências na cidade de Bragança que sustente as narrativas difundidas. Todos os conteúdos que têm circulado foram analisados e comparados com as ocorrências registadas, não se verificando correspondência com a realidade.
O Comando Distrital aconselha os cidadãos a uma postura prudente perante conteúdos de origem duvidosa, recomendando que avaliem a origem das mensagens, confirmem a credibilidade da fonte, identifiquem o autor e a legitimidade do mesmo, confirmem a data e o local dos alegados factos, leiam o conteúdo integral antes de o partilhar e validem a informação junto de fontes oficiais, como os comunicados da PSP. Além disso, aconselha a considerar que os conteúdos podem ser satíricos, humorísticos ou manipulações deliberadas.
Em caso de dúvida, a PSP recomenda que os cidadãos a contactem. Alertam ainda que a partilha irrefletida de informações falsas contribui para a sua propagação e prejudica toda a comunidade, desviando recursos e atenção de situações reais.



