Sábado, 13 de Agosto de 2022

Quanto ganha um chefe de gabinete?

É a partir do salário do presidente da República (PR) que se calcula o salário dos autarcas portugueses e, consequentemente, dos vereadores e chefes de gabinete.

-PUB-

A remuneração do chefe de gabinete de apoio à presidência é igual a 90% da remuneraçãobase do vereador a tempo inteiro, em regime de exclusividade, da câmara municipal correspondente.

Para se chegar lá, é preciso, primeiro, saber quanto ganham os autarcas. Em Trás-os-Montes e Alto Douro, é em Vila Real e em Chaves que os presidentes de câmara mais ganham, porque têm mais de 40 mil eleitores.

Neste caso, os presidentes ganham 50% do vencimento do PR, ou seja, quase cinco mil euros, já com as despesas de deslocação.

Nestes municípios, os vereadores em regime de exclusividade recebem 80% do vencimento base do presidente da autarquia, ou seja, 3 662,57€. Sendo assim, o salário de um chefe de gabinete nestes dois municípios ronda os 2 700 euros.

No que diz respeito aos municípios que têm entre 10 e 40 mil eleitores, o chefe de gabinete ganha 2 472,23 euros. Nos restantes municípios, ou seja, com menos de 10 mil eleitores, o salário dos chefes de gabinete é de 2 197,54€.

-PUB-

APOIE O NOSSO TRABALHO. APOIE O JORNALISMO DE PROXIMIDADE.

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo regional e de proximidade. O acesso à maioria das notícias da VTM (ainda) é livre, mas não é gratuito, o jornalismo custa dinheiro e exige investimento. Esta contribuição é uma forma de apoiar de forma direta A Voz de Trás-os-Montes e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente e de proximidade, mas não só. É continuar a informar apesar de todas as contingências do confinamento, sem termos parado um único dia.

Contribua com um donativo!

COMENTAR FACEBOOK

Mais lidas

A Imprensa livre é um dos pilares da democracia

Nota da Administração do Jornal A Voz de Trás-os-Montes

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Subscreva a newsletter

Para estar atualizado(a) com as notícias mais relevantes da região.