No distrito de Bragança todos os concelhos estão em perigo máximo de incêndio. No de Vila Real, apenas Montalegre, Ribeira de Pena, Mesão Frio e Peso da Régua não estão no nível máximo de perigosidade, mas estão risco muito elevado, o segundo mais grave.
Por causa das condições meteorológicas, o perigo de incêndio vai manter-se elevado pelo menos até terça-feira.
Este risco, determinado pelo IPMA, tem cinco níveis, que vão de reduzido a máximo, e os cálculos são obtidos a partir da temperatura do ar, humidade relativa, velocidade do vento e quantidade de precipitação nas últimas 24 horas.
O IPMA prevê para hoje no continente céu com períodos de nebulosidade até ao final da manhã, com possibilidade de aguaceiros fracos e dispersos, vento forte no litoral oeste e terras altas, e descida acentuada da temperatura.