A Guarda Nacional Republicana (GNR) deteve, nos dias 14 e 16, quatro indivíduos residentes em Braga e sobre os quais recaem acusações de vários roubos a residências registados concelho de Montalegre.
A primeira ação decorreu no dia 14, altura em que militares do Posto Territorial de Montalegre e do Núcleo de Investigação Criminal (NIC) do Destacamento Territorial de Chaves detiveram, na localidade de Ferral, concelho montalegrense, três homens, de 23, 27 e 28 anos de idade, todos residentes em Braga, pelo crime de furto.
Segundo comunicado da GNR, das detenções resultaram a apreensão de vários artigos furtados naquela localidade, entre os quais quatro televisores LCD, um aparelho TDT, um computador portátil, dois leitores de DVD, oito telecomandos, dois telemóveis, um carregador, dois rádios, uma máquina fotográfica digital, um GPS, uma guitarra e estojo, um fio em ouro, vários artigos de ferramentas e duas garrafas de vinho.
Além do veículo que utilizavam, aos três indivíduos a Guarda apreendeu ainda uma pistola de calibre 6.35 milímetros, um gorro e nove pares de luvas.
“De referir que, os mesmos eram suspeitos de vários furtos naquela zona, desde o início do ano”, explicou a GNR, confirmando que, depois de presentes no Tribunal Judicial de Montalegre, aos três homens foi aplicada a medida de coação mais gravosa, a prisão preventiva.
Na sequência das três detenções realizadas em Ferral, o NIC de Chaves, com apoio da PSP de Braga, levou a cabo, no dia 16, uma busca domiciliária no concelho bracarense da qual resultou a detenção de mais um indivíduo, de 51 anos, também pelo crime de furto.
Na casa do suspeito foram encontrados objetos roubados em “várias residências” do concelho de Montalegre, entre os quais 17 garrafas de bebidas alcoólicas (whisky e vinho do Porto). A GNR apreendeu também dois canos de duas caçadeiras, um carregador para pistola e quatro munições de calibre 38.
O detido foi constituído arguido e sujeito ao Termo de Identidade e Residência.