Domingo, 19 de Janeiro de 2025
No menu items!

Quer saber mais sobre a figura principal da mitologia grega?

A mitologia grega teve uma grande influência na cultura e pensamento ocidental. As suas lendas e histórias, que foram contadas de geração em geração e dessa forma acabaram por ter uma grande importância na forma como o amor, justiça, guerras e religião eram vistas

-PUB-

Adicionalmente, a temática da mitologia grega também foi palco de inspiração para centenas de obras de arte e de literatura, como é o caso das tragédias de Ésquilo ou as epopeias de Homero. Estas obras continuam a ser admiradas e estudadas na atualidade.

Ainda que a mitologia grega esteja repleta de figuras importantes, muitos consideram que os 12 deuses do Olimpo foram alguns dos mais relevantes.

Zeus era o deus dos deuses, e por esse motivo tinha um papel de maior destaque. Vamos olhar um pouco para esta personagem para perceber como é que ele chegou ao poder, quem é que ele matou e conhecer alguns exemplos de locais onde era venerado. Em: https://www.gpa.pt pode encontrar mais informações sobre a vida de Zeus.

Como é que Zeus subiu ao poder?

Ainda que Zeus seja considerado como rei dos deuses, na mitologia grega, ele não nasceu com esse título. É preciso conhecer a sua história para poder compreender a sua ascensão ao poder.

Ele era filho de Cronos e Rhea. Cronos era o deus do tempo e rei dos titãs e ele tinha chegado ao poder ao destronar o seu pai, Urano, e receava que os seus filhos pudessem fazer o mesmo com ele e por esse motivo engolia-os à nascença.

Mas quando Zeus nasceu, a sua mãe conseguiu proteger esse bebé, que foi enviado para uma gruta de Creta.

Quando cresceu decidiu enfrentar o seu pai e começou por o obrigar a libertar os seus irmãos, que juntos formaram os deuses do olimpo.

De seguida, os deuses do olimpo travaram uma batalha épica, que durou mais de 10 anos, batizada de Titanomaquia, contra os titãs (liderados por Cronos), que culminou na vitória dos primeiros e assim Zeus foi considerado como deus dos deuses, subindo ao poder.

Quais foram as personagens que Zeus matou?

Zeus era famoso por ser poderoso e justo, mas também podia mudar rapidamente e a sua ira podia ser devastadora, fazendo-o lançar raios e trovoadas violentas sobre a terra ou até a matar deuses, mortais e criaturas.

Algumas das figuras que foram mortas por Zeus são:

  • Tifão, um monstro com 100 cabeças que Zeus derrotou na Titanomaquia. Este tentou escalar o Monte Olimpo e como resultado disso Zeus usou a sua ira contra ele.
  • Asclépio, o deus da medicina e da cura. A sua morte foi infligida por um raio que Zeus lançou sobre ele, depois de saber que ele tinha poderes de ressuscitar os mortos.

Ainda assim, a compaixão de Zeus e o seu sentido de justiça também eram conhecidos. Existem muitas histórias e lendas que o retratam como um juiz imparcial, que protegia os mais fracos e oprimidos.

Ainda que tenha sido responsável pela morte de vários seres mitológicos, também ajudou e protegeu muitos outros.

Locais onde Zeus era venerado

Como deus dos deuses, Zeus era adorado em todo o mundo grego, mas havia alguns locais sagrados onde ele era especialmente venerado.

Um dos locais mais importantes do culto a Zeus era o santuário em Olímpia, cidade onde decorriam os famosos jogos olímpicos, realizados a cada 4 anos.

O templo de Zeus, localizado em Olímpia, era uma das construções mais relevantes e impressionantes da Grécia antiga, onde havia uma estátua gigante de Zeus, feita com marfim e ouro. Esta veio a ser classificada, no mundo atual, como uma das 7 Maravilhas do Mundo Antigo.

Mas os locais de veneração a Zeus não estavam todos em Olímpia. O templo de Donana, era mais um dos locais importantes. Os sacerdotes diziam receber profecias divinas que vinham do som das folhas de carvalho.

Em Atenas, também havia um templo dedicado a Zeus, e aqui ele era visto como patrono da cidade.

Mas a verdade é que existiam centenas de pequenos santuários dedicados a Zeus, incluindo nas casas dos mortais.

Assim, é fácil perceber que Zeus era venerado em vários locais da Grécia antiga, através de santuários e templos que eram construídos em sua honra.

 

APOIE O NOSSO TRABALHO. APOIE O JORNALISMO DE PROXIMIDADE.

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo regional e de proximidade. O acesso à maioria das notícias da VTM (ainda) é livre, mas não é gratuito, o jornalismo custa dinheiro e exige investimento. Esta contribuição é uma forma de apoiar de forma direta A Voz de Trás-os-Montes e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente e de proximidade, mas não só. É continuar a informar apesar de todas as contingências do confinamento, sem termos parado um único dia.

Contribua com um donativo!

VÍDEOS

Mais lidas

ÚLTIMAS NOTÍCIAS