Quarta-feira, 4 de Agosto de 2021

“Queremos tornar a escola mais digital”

ESPECIAL ENSINO — Agrupamento de Escolas Guerra Junqueiro

-PUB-

O Agrupamento de Escolas Guerra Junqueiro, em Freixo de Espada à Cinta, tem como um dos desafios para o próximo ano letivo implementar um novo projeto educativo, revelou à VTM a diretora Albertina Parra. “A pandemia obrigou a escola a adaptar-se à mudança e agora estamos a trabalhar na implementação de uma escola mais digital. É um processo que queremos que arranque em pleno em setembro e seja uma mais-valia já no ano letivo 2021/2022”. 

A mesma responsável salientou que no primeiro confinamento, devido à Covid-19, houve “alguns constrangimentos” com a falta de equipamentos para todos os alunos, no entanto, a adaptação “acabou por correr melhor do que estavam à espera” e já no segundo confinamento ninguém teve problemas com o ensino online, com o programa e equipamentos disponibilizados pelo Ministério da Educação. 

Albertina Parra frisou ainda que o agrupamento está inserido num território de baixa densidade, por isso está abrangido pelo Programa TEIP (Território Educativo de Intervenção Prioritária), que tem como objetivo o combate ao abandono escolar. “Desde que foi implementado já temos resultados positivos e nota-se que estamos a conseguir combater o abandono escolar, apesar de ainda haver alunos com pouca motivação para a escola”. 

Atualmente, o agrupamento ministra desde o ensino pré-escolar até ao 9º ano, contando com 225 alunos, 36 professores e 29 funcionários não docentes. 

“Temos recursos humanos suficientes, mas o corpo docente não é estável e isso traz sempre dificuldades a qualquer escola”, finalizou a diretora, que tem mais de 30 anos de experiência.

-PUB-

APOIE O NOSSO TRABALHO.
APOIE O JORNALISMO DE PROXIMIDADE.

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo regional e de proximidade. O acesso à maioria das notícias da VTM (ainda) é livre, mas não é gratuito, o jornalismo custa dinheiro e exige investimento. Esta contribuição é uma forma de apoiar de forma direta A Voz de Trás-os-Montes e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente e de proximidade, mas não só. É continuar a informar apesar de todas as contingências do confinamento, sem termos parado um único dia.

Contribua com um donativo!

Mais lidas

ÚLTIMAS

Subscreva a newsletter

Para estar atualizado(a) com as notícias mais relevantes da região.