Quarta-feira, 5 de Outubro de 2022

Rainha Isabel II – Papa fala em “exemplo de devoção”

O Papa Francisco mostrou-se “profundamente entristecido” com a morte da rainha Isabel II

-PUB-

“Junto-me a todos os que choram a sua perda para rezar pelo descanso eterno da rainha e prestar homenagem à sua vida de serviço incansável ao bem da Nação e da Commonwealth”, escreveu o Papa, num telegrama de condolências enviado a Carlos III, filho de Isabel II e agora rei de Inglaterra.

O Papa recorda o exemplo de devoção da rainha Isabel II “ao dever”, bem como “o seu firme testemunho de fé em Jesus Cristo e a firme esperança nas suas promessas”.
No telegrama, Francisco começou por manifestar-se “profundamente entristecido” com a notícia da morte da rainha Isabel II, endereçando as condolências “aos membros da Família Real, ao povo do Reino Unido e à Commonwealth”.

“Asseguro a Vossa Majestade as minhas orações para que Deus Todo-Poderoso o sustente com sua graça inabalável, enquanto assume agora as altas responsabilidades como rei. Sobre o senhor e sobre todos aqueles que guardam a memória de sua mãe, invoco a abundância das bênçãos divinas como penhor de conforto e força no Senhor”, frisou o Papa.

De recordar que, em junho, o Papa Francisco escreveu a Isabel II, por ocasião das comemorações do Jubileu de Platina, que marcou 70 anos de reinado.
Ao longo do seu reinado, Isabel II foi recebida por vários Papas no Vaticano, mas também os recebeu no seu país. João XXIII foi o primeiro, em 1961, e Francisco o último, em 2014.

A rainha encontrou-se, em Roma, com João Paulo II, em 1980, passados dois anos em Inglaterra (1982) e, novamente, no Vaticano em 2000. Bento XVI saudou a monarca na Escócia, em setembro de 2010 e, ainda como princesa de Gales, Isabel encontrou-se com o Papa Pio XII, em 1951.

 

70 ANOS DE REINADO

Elizabeth Alexandra Mary nasceu em 1926, foi coroada no dia 2 de junho de 1953 e rainha de 32 estados independentes no total.
Na Commonwealth serviram-lhe mais de 170 primeiros-ministros.
Isabel II foi casada, quase 75 anos, com o príncipe consorte Filipe, duque de Edimburgo, que morreu a 9 de abril de 2021, com 99 anos.
Isabel II faleceu quinta-feira, dia 8 de setembro, aos 96 anos, no Castelo de Balmoral, na Escócia. Tinha quatro filhos, oito netos e 12 bisnetos.

-PUB-

APOIE O NOSSO TRABALHO. APOIE O JORNALISMO DE PROXIMIDADE.

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo regional e de proximidade. O acesso à maioria das notícias da VTM (ainda) é livre, mas não é gratuito, o jornalismo custa dinheiro e exige investimento. Esta contribuição é uma forma de apoiar de forma direta A Voz de Trás-os-Montes e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente e de proximidade, mas não só. É continuar a informar apesar de todas as contingências do confinamento, sem termos parado um único dia.

Contribua com um donativo!

COMENTAR FACEBOOK

Mais lidas

A Imprensa livre é um dos pilares da democracia

Nota da Administração do Jornal A Voz de Trás-os-Montes

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Subscreva a newsletter

Para estar atualizado(a) com as notícias mais relevantes da região.