“É uma data histórica para o concelho de Ribeira de Pena que tem muitas coisas em comum com Viandem. O Luxemburgo é um país onde a crise económica ainda não se sente e poderá apoiar algumas instituições de solidariedade social do nosso concelho. Além disso, podemos criar oportunidades no concelho de investimentos vindos do Luxemburgo, uma vez que temos mão-de-obra e espaço onde as pessoas podem investir. Este intercâmbio pode ser muito positivo”.
Agostinho Pinto salientou ainda a presença da vasta comunidade de emigrantes em Viandem. “Há um grupo significativo de ribeirapenenses na vila de Viandem que estão muito bem integrados e inseridos na comunidade”.
Já Gaby Franzen sentiu “imenso prazer” por vir a Ribeira de Pena celebrar a união das duas vilas e deixou a certeza que a geminação “irá favorecer as trocas de índole diversa entre as duas comunidades”. “Desde o nosso primeiro encontro, compreendi imediatamente que temos objectivos em comum, afinidades intelectuais e morais que nos unem, que os nossos interesses são complementares”. “Descobrimos também que temos o mesmo ideal democrático. Esse é um aspecto fundamental que conta para continuarmos a colaborar. Tenho a certeza que a nossa co-operação será fecunda e de longa duração”.
Viandem, no Luxemburgo, tem cerca de 1500 habitantes, pertence ao distrito de Diekirch e ao cantão de Viandem do qual é capital. Tem as duas margens banhadas pelo Rio Our, próximo da fronteira entre o Luxemburgo e a Alemanha.
Uma das artérias principais de Viandem já tem o nome de Ribeira de Pena.