São 20 mil alevins que vão ser lançados aos rios (Cávado, Rabagão, Assureira e Beça) e ribeiros das localidades de: Sabuzedo, São Pedro (Contim), Medeiros, Peireses, Meixide, Amear, Linharelhos, Caniçó, Corva e Salto.
Os exemplares foram adquiridos nos postos aquícolas/viveiros do Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF) em Vila da Conde, numa candidatura feita junto dessa identidade. “É a truta acabada de nascer. Para já, adquirimos 7.000 alevins. Vamos receber 20 mil até ao fim do ano. É com esta quantidade que vamos repovoar os rios e ribeiros do nosso território. Estamos, desta forma, a potenciar riqueza para o concelho, a dinamizar a atividade económica, o turismo e a valorizar a atividade lúdica”, referiu Orlando Alves, presidente da autarquia montalegrense que assistiu à chegada dos alevins.
Satisfeito com o que observou, o autarca fez questão de sublinhar que a aposta “vai ao encontro dos desejos e interesses dos pescadores”, reforçando que “quisemos, também, dar músculo à sustentabilidade ambiental e à dinamização económica do concelho”.