São quatro os concelhos da região de Trás-os-Montes e Alto Douro que abdicam totalmente dos cinco por cento do IRS cobrado aos seus cidadãos. Boticas, Carrazeda de Ansiães, Sabrosa e Vila Flor são os municípios mais generosos do território no que diz respeito a este imposto, uma vez que decidiram aliviar a fatura dos habitantes, devolvendo no total quase 500 mil euros aos moradores.
Segundo a Lei das Finanças Locais, as câmaras têm direito a ficar com cinco por cento da coleta líquida dos munícipes, mas, na verdade, só alguns prescindem dessa quantia. Na região, apenas quatro abdicam na totalidade da percentagem, enquanto que outros ou ficam com parte da mesma ou decidem arrecadar nos seus cofres o total da taxa.
A VTM procedeu à análise da Taxa de Participação no IRS dos municípios transmontanos e durienses, disponibilizada pela Autoridade Tributária e Aduaneira, onde, no total de 31 municípios da região, consta que são devolvidos mais de 1,5 milhões de euros aos habitantes, ainda que os maiores concelhos como Vila Real, Chaves e Bragança não são os mais generosos, uma vez que não despendem esta taxa da coleta líquida das pessoas.
4 MUNICÍPIOS DEVOLVEM IRS NA TOTALIDADE, 7 DEVOLVEM APENAS PARTE
As percentagens traduzidas em
Artigo exclusivo PREMIUM
Tenha acesso ilimitado a todos os conteúdos do site e à edição semanal em formato digital.
Se já é PREMIUM,
Aceda à sua conta em Entrar