“O surto de covid-19 que se abateu sobre o Lar S. José foi considerado extinto. Lamentámos profundamente os dois óbitos registados, uma senhora de 96 anos e outra de 97 que sofriam de outras doenças”, destacou a Santa Casa da Misericórdia de Montalegre, em comunicado.
No total, 55 utentes obtiveram testes com resultado positivo para a covid-19, somando-se ainda 26 casos de infeção por SARS-CoV-2 entre funcionários, tinha revelado a instituição.
A Misericórdia de Montalegre realçou o exemplo de trabalho e dedicação de “todo o pessoal técnico e auxiliar no “momento mais difícil” após o surto, que começou entre o Natal e a passagem de ano.
A instituição sublinhou ainda o apoio material e logístico da Câmara de Montalegre, os Bombeiros de Montalegre por estarem “na primeira linha”, destacando também o papel da Segurança Social e do Serviço Nacional de Saúde.
“Muito importante foi também a prontidão e continuidade da nossa equipa médica e de enfermagem, o Dr. Emanuel Brilhante da Unidade de Cuidados Continuados, e as enfermeiras Anabela Dias e Susana Pires que fizeram aqui aos nossos utentes o que os profissionais de saúde fazem em todo o lado ao serviço dos portugueses: ajudar quem precisa, salvar vidas”, realçou.
A pandemia de covid-19 provocou, pelo menos, 2.149.818 mortos resultantes de mais de 100 milhões de casos de infeção em todo o mundo, segundo um balanço da Universidade Johns Hopkins, dos EUA.
Em Portugal, morreram 11.012 pessoas dos 653.878 casos de infeção confirmados, de acordo com o boletim mais recente da Direção-Geral da Saúde.