Vitor Domingues disse à Lusa que a atividade voltou à normalidade na instituição após todos os utentes receberem, hoje, alta clínica, após um surto que começou quando, a 28 de dezembro, foi detetado o primeiro caso de infeção provocada pelo SARS-CoV-2 naquela estrutura residencial de idosos do distrito de Bragança.
"Vivemos um período muito difícil na história da instituição e temos a lamentar a mortes de três utentes", disse o responsável.
Para além das três mortes registadas, o número de casos de infeção pelo coronavírus SARS-CoV-2 no Lar de São Martinho, em Miranda do Douro, chegou aos 30, entre utentes e funcionários.
O primeiro caso positivo no Centro Social Paroquial São Martinho Angueira, foi detetado após um utente ter dado entrada nas urgências hospitalares.
Segundo o último boletim epidemiológico emitido na segunda-feira pela Unidade Local de Saúde (ULS) do Nordeste, a que a Lusa teve acesso, o concelho de Miranda do Douro registava 112 casos ativos de covid-19.
A pandemia de covid-19 provocou, pelo menos, 2.140.687 mortos resultantes de mais de 99,6 milhões de casos de infeção em todo o mundo, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.
Em Portugal, morreram 11.012 pessoas dos 653.878 casos de infeção confirmados, de acordo com o boletim mais recente da Direção-Geral da Saúde.
A doença é transmitida por um novo coronavírus detetado no final de dezembro de 2019, em Wuhan, uma cidade do centro da China.