Sexta-feira, 24 de Outubro de 2025
No menu items!
InícioLamegoSanta Casa da Misericórdia reforça respostas sociais

Santa Casa da Misericórdia reforça respostas sociais

A Santa Casa da Misericórdia pretende continuar a garantir a melhoria da qualidade e eficácia das respostas sociais

-PUB-

A Santa Casa da Misericórdia de Lamego firmou novos acordos de cooperação com o Instituto da Segurança Social que permitem que o seu Serviço de Apoio Domiciliário (SAD) passe a ter capacidade para servir uma centena de utentes.

Esta instituição de solidariedade social acrescentou ainda uma “nova resposta social à sua oferta de serviços dirigida à terceira idade, através de um Centro de Dia com capacidade para acolher 60 utentes”.

Este centro de dia presta um conjunto de serviços estruturados que contribuem para “a manutenção dos idosos e dos doentes crónicos no seu meio sociofamiliar, com medidas de acompanhamento para combater o isolamento e para prolongar a dignidade das suas vidas”.

A Santa Casa também estabeleceu “um novo acordo de cooperação”, através do qual a Segurança Social garante a comparticipação financeira das mensalidades a pagar por 35 utentes deste Centro de Dia.

O Provedor António Carreira afirma que estes acordos vão reforçar ainda mais a posição da Santa Casa de Misericórdia, no que diz respeito ao setor social e solidário na região. “O nosso SAD já é uma referência na prestação de cuidados e serviços ao domicílio. Nos últimos anos, foram introduzidas várias melhorias na qualidade no serviço prestado que vão, a partir de agora, beneficiar mais utentes. Acreditamos que esta valência crescerá muito no futuro”, fundamenta o Provedor.

Sobre o novo Centro de Dia, António Carreira afirma que “é uma resposta ao envelhecimento que não tínhamos, mas que aceitámos na sequência de um desafio colocado pelo Estado para assumirmos essa responsabilidade, depois da liquidação da antiga APITIL”, explicou.

A Misericórdia de Lamego procedeu à “contratação de mais profissionais qualificados para os seus quadros, como forma de garantir a melhoria da qualidade e eficácia destas respostas sociais”.

APOIE O NOSSO TRABALHO. APOIE O JORNALISMO DE PROXIMIDADE.

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo regional e de proximidade. O acesso à maioria das notícias da VTM (ainda) é livre, mas não é gratuito, o jornalismo custa dinheiro e exige investimento. Esta contribuição é uma forma de apoiar de forma direta A Voz de Trás-os-Montes e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente e de proximidade, mas não só. É continuar a informar apesar de todas as contingências, nunca paramos um único dia.

Contribua com um donativo!

VÍDEO

Mais lidas

PRÉMIO

ÚLTIMAS NOTÍCIAS