O encontro acolheu, “num ambiente acolhedor e trajados a rigor”, sete grupos de cantares do concelho que cumpriram “a tradição de cantar ao menino Jesus e de dar as boas-vindas ao novo ano”, explicou o município.
As atuações dos grupos de cantares foram “encantando todos os presentes com a sua alegria e boa disposição”, marcando o início da noite de animação que logo de seguida passou à cerimónia de entrega de prémios a vários alunos do Agrupamento de Escolas de Santa Marta de Penaguião.
A autarquia premiou os alunos que pertenceram ao “Quadro de Excelência e Valor” durante o ano letivo de 2022/2023, entregando um total de 5.200 euros cheques-prémio, divididos pelos 71 alunos premiados “como recompensa pelo esforço, dedicação e bons resultados nos estudos”.
A cerimónia de entrega de prémios destacou também os alunos do “Quadro de Valor” (alunos que foram mentores de outros colegas), com a oferta de 25 medalhas “Solidarius”, “sendo-lhes assim reconhecidos os valores da amizade e da entreajuda”.
A noite terminou com a revelação dos nomes das montras premiadas no “Concurso de Montras”, no qual participaram treze estabelecimentos comerciais penaguienses, dos quais a população votou na sua montra preferida durante os meses de dezembro e janeiro.
O concurso terminou com o 3º lugar, para a montra “O Natal Encantado – Artestitiz”, em 2º a montra “Jogos Interiores” e o 1º lugar ficou para a montra “Ouro – Casa das Flores”.
E assim, depois de uma noite de animação musical, tradições e cerimónias de prémios o Município de Santa Marta de Penaguião “dá por oficialmente terminada a época natalícia”.