Atendendo aos “prejuízos económicos causados pela pandemia no comércio” deste concelho do norte do distrito de Viseu, a autarquia decidiu atribuir diretamente um apoio financeiro aos empresários.
Segundo a autarquia, “para os estabelecimentos arrendados que tenham estado encerrados ou com atividade suspensa, o apoio corresponde a 100% do valor de duas rendas mensais, acrescido de uma componente fixa única de 250 euros, com o limite global de dois IAS [Indexante de Apoios Sociais]”, ou seja, 877,62 euros.
“Para os estabelecimentos arrendados que tenham estado com atividade parcialmente suspensa, o apoio corresponde a 50% do valor de duas rendas mensais, acrescido de uma componente fixa única de 150 euros, com o limite global de um IAS (438,81 euros)”, acrescenta.
No caso em que os estabelecimentos são do próprio empresário ou empresa ou estão cedidos a título gratuito, caso tenham estado “encerrados ou com atividade suspensa, o apoio corresponde a uma componente fixa única de 250 euros”.
A autarquia refere ainda que, “para os estabelecimentos do próprio empresário ou empresa ou cedidos a título gratuito que tenham estado com atividade parcialmente suspensa, o apoio corresponde a uma componente fixa única de 150 euros”.
A Câmara de São João da Pesqueira promete divulgar em breve os requisitos e elementos necessários para a formalização das candidaturas.
A pandemia de covid-19 provocou, pelo menos, 2.671.720 mortos no mundo, resultantes de mais de 120,6 milhões de casos de infeção, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.
Em Portugal, morreram 16.722 pessoas dos 815.570 casos de infeção confirmados, de acordo com o boletim mais recente da Direção-Geral da Saúde.
A doença é transmitida por um novo coronavírus detetado no final de 2019, em Wuhan, uma cidade do centro da China.