Segunda-feira, 20 de Setembro de 2021
©DR

São João da Pesqueira cria programa para apoiar comércio local

A Câmara de São João da Pesqueira anunciou hoje a criação de um programa de apoio destinado aos empresários que tiveram de encerrar total ou parcialmente os estabelecimentos, entre 15 janeiro e 15 março, devido à covid-19.

-PUB-

Atendendo aos “prejuízos económicos causados pela pandemia no comércio” deste concelho do norte do distrito de Viseu, a autarquia decidiu atribuir diretamente um apoio financeiro aos empresários.

Segundo a autarquia, “para os estabelecimentos arrendados que tenham estado encerrados ou com atividade suspensa, o apoio corresponde a 100% do valor de duas rendas mensais, acrescido de uma componente fixa única de 250 euros, com o limite global de dois IAS [Indexante de Apoios Sociais]”, ou seja, 877,62 euros.

“Para os estabelecimentos arrendados que tenham estado com atividade parcialmente suspensa, o apoio corresponde a 50% do valor de duas rendas mensais, acrescido de uma componente fixa única de 150 euros, com o limite global de um IAS (438,81 euros)”, acrescenta.

No caso em que os estabelecimentos são do próprio empresário ou empresa ou estão cedidos a título gratuito, caso tenham estado “encerrados ou com atividade suspensa, o apoio corresponde a uma componente fixa única de 250 euros”.

A autarquia refere ainda que, “para os estabelecimentos do próprio empresário ou empresa ou cedidos a título gratuito que tenham estado com atividade parcialmente suspensa, o apoio corresponde a uma componente fixa única de 150 euros”.

A Câmara de São João da Pesqueira promete divulgar em breve os requisitos e elementos necessários para a formalização das candidaturas.

A pandemia de covid-19 provocou, pelo menos, 2.671.720 mortos no mundo, resultantes de mais de 120,6 milhões de casos de infeção, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.

Em Portugal, morreram 16.722 pessoas dos 815.570 casos de infeção confirmados, de acordo com o boletim mais recente da Direção-Geral da Saúde.

A doença é transmitida por um novo coronavírus detetado no final de 2019, em Wuhan, uma cidade do centro da China.

 

-PUB-

APOIE O NOSSO TRABALHO.
APOIE O JORNALISMO DE PROXIMIDADE.

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo regional e de proximidade. O acesso à maioria das notícias da VTM (ainda) é livre, mas não é gratuito, o jornalismo custa dinheiro e exige investimento. Esta contribuição é uma forma de apoiar de forma direta A Voz de Trás-os-Montes e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente e de proximidade, mas não só. É continuar a informar apesar de todas as contingências do confinamento, sem termos parado um único dia.

Contribua com um donativo!

Mais lidas

ÚLTIMAS

Subscreva a newsletter

Para estar atualizado(a) com as notícias mais relevantes da região.