Quarta-feira, 24 de Abril de 2024
No menu items!
UCC Mateus
UCC Mateus
Profissionais da UCC Mateus escrevem regularmente neste espaço.

Saúde Entre Linhas – Dia 20 março, comemorou-se o dia Mundial de Saúde Oral

O Programa Nacional de Promoção da Saúde Oral (PNPSO), tem como objetivo prevenir e tratar as doenças orais, avaliar e diminuir a incidência e a prevalência das mesmas.

-PUB-

As doenças orais, como a cárie dentária e as doenças periodontais, constituem um importante problema de saúde pública. Através da atribuição de cheques-dentista aos utentes beneficiários, o PNPSO promove a prestação de cuidados de saúde oral personalizados, preventivos e curativos, ministrados por estomatologistas e médicos dentistas a grupos populacionais de particular vulnerabilidade.

Pode utilizar o cheque-dentista em qualquer ponto do país, num médico aderente ao PNPSO, disponível através de uma lista nacional (https://www.saudeoral.min-saude.pt/pnpso/public/proAderentes.jsp).

Atualmente, os grupos abrangidos pelo PNPSO são: crianças com idade inferior a 7 anos; crianças de 7, 10, 13, 16 e 18 anos que frequentam o ensino público e as IPSS; crianças de idades intermédias às citadas anteriormente (8, 9, 11, 12 e 14 anos); mulheres grávidas em vigilância pré-natal no Serviço Nacional de Saúde; idosos beneficiários do Complemento Solidário que sejam utentes do Serviço Nacional de Saúde; utentes portadores de VIH/SIDA; utentes elegíveis para rastreio de cancro oral.

No ano letivo 2023-2024, As crianças nascidas em 2016, 2013 e 2010, receberam um cheque dentista, entregue nas escolas. Este cheque dentista apresenta um prazo de utilização até ao dia 31 de outubro de 2024. Após a perda de validade não poderá ser utilizado.

Pode verificar os cheques-dentista através da área pessoal  do seu educando do portal do SNS 24, acedendo à secção “Os meus registos”, clicando no item “Boletins” e selecionando o separador “Boletim de saúde oral”. Caso não tenha o cheque do seu educando emitido, deverá contactar a Equipa de Saúde Escolar da Unidade de Cuidados na Comunidade da área de abrangência da escola.

OUTROS ARTIGOS

ARTIGOS DE OPINIÃO + LIDOS

Notícias Mais lidas

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Subscreva a newsletter

Para estar atualizado(a) com as notícias mais relevantes da região.