Reconhecido e estudado a nível internacional, visa o estabelecimento de uma boa relação afetiva entre pais e jovens, sem descurar a autoridade sempre necessária.
Organiza-se em 12 sessões semanais que abordam situações problemáticas e desafiantes. Tem como principais objetivos regular o comportamento desafiante e agressivo dos adolescentes; o aumento da obediência; o aumento da assiduidade e sucesso escolares, com maior compromisso na relação casa-escola; a melhoria na competência de supervisão por parte dos pais; o aumento da qualidade da relação entre pais e filhos e a redução da prevalência da depressão nos pais através do aumento da rede de suporte.
A capacitação parental é uma forma de dar a cada família o suporte que precisa e deseja para ultrapassar as etapas do desenvolvimento e crescimento de uma criança. A metodologia é ativa e experiencial, envolve o visionamento de vídeos, trabalho em pequeno grupo, role-plays, análise e debate de situações, treino de competências e estratégias. O MFMJ promove a capacitação das famílias para o exercício de uma parentalidade responsável e positiva, melhorando o desempenho parental no exercício efetivo dos direitos e proteção das crianças e jovens. Os estudos revelam que os pais que frequentam o MFMJ melhoram a sua relação com os filhos adolescentes. O Núcleo de Parentalidade da ULSTMAD tem prevista para março a implementação do MFMJ, podendo a inscrição para este programa ou para outros ser feita através do link https://forms.office.com/e/CagDcnQj4y. O benefício acrescido que podemos oferecer aos pais é o impacto que o MFMJ tem na dinâmica de toda a família, contribuindo para a formação de adolescentes e futuros adultos mais capazes, que através da modelagem aprendem práticas parentais positivas que irão transmitir ao longo de gerações.