Segunda-feira, 10 de Novembro de 2025
No menu items!
Edição Impressa“Se não fosse a UTAD, Vila Real não seria a cidade que é hoje”

“Se não fosse a UTAD, Vila Real não seria a cidade que é hoje”

Aos 67 anos, Luís Marques Mendes é candidato a presidente da República e, de passagem por Vila Real, aceitou o convite da VTM para falar da sua candidatura e motivações.

-PUB-
O que o motivou ser candidato a Presidente da República?

Motivou-me a convicção de que posso ser útil ao país. Tinha uma vida calma e tranquila, mas resolvi mudar porque o mundo está como está, a Europa também não está brilhante. Portugal tem problemas de estabilidade, de crescimento e de justiça social e acho que, com a grande experiência política que tive ao longo destes anos, posso ter alguma utilidade para o país, se os portugueses assim entenderem, claro. Acho que neste momento devo retribuir ao país aquilo que o país me deu. Daí a minha candidatura, não por nenhuma vaidade nem por nenhuma questão de currículo. É pela consciência que tenho de que posso ter alguma utilidade para o país em função da preparação que adquiri ao longo dos anos.

Olhando para os problemas do que afetam o interior, como a perda de população, de que forma pode a figura do presidente da República intervir no sentido de dar mais vida ao interior do país?

O presidente da República não governa nem faz leis, mas tem causas. E uma das causas que eu assumo como essencial é a causa da promoção do interior, da coesão territorial. Escolhi, de resto, um mandatário, o professor Fontaínhas Fernandes, uma pessoa que conhece bem esta realidade. E nesta questão, deixe-me dar conta de que o ensino superior em Portugal foi, talvez, a medida mais importante destes 50 anos de democracia para ajudar a desenvolver o interior de Portugal. Se não fosse a UTAD, provavelmente Vila Real não era a cidade pujante que é hoje. Se não fosse o IPB, Bragança não era, provavelmente, a cidade com solidez, consciência e qualidade que é hoje. Mas como reter talento na região? Criando incentivos fiscais fortes para que empresas e novos investimentos possam investir no interior em vez do litoral. É preciso pôr o sistema fiscal com majorações positivas em favor do interior e acredite que vou fazer desta causa, enquanto presidente da República, uma causa essencial.

Artigo exclusivo PREMIUM

Tenha acesso ilimitado a todos os conteúdos do site e à edição semanal em formato digital.

Se já é PREMIUM,
Aceda à sua conta em

APOIE O NOSSO TRABALHO. APOIE O JORNALISMO DE PROXIMIDADE.

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo regional e de proximidade. O acesso à maioria das notícias da VTM (ainda) é livre, mas não é gratuito, o jornalismo custa dinheiro e exige investimento. Esta contribuição é uma forma de apoiar de forma direta A Voz de Trás-os-Montes e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente e de proximidade, mas não só. É continuar a informar apesar de todas as contingências, nunca paramos um único dia.

Contribua com um donativo!

VÍDEO

Mais lidas

PRÉMIO

ÚLTIMAS NOTÍCIAS