Quarta-feira, 4 de Dezembro de 2024
No menu items!

Semana da mobilidade com várias atividades

Entre 16 e 22 de agosto, o município de Vila Real associa-se à Semana Europeia da Mobilidade, com várias atividades para miúdos e graúdos.

-PUB-

Focada no tema da eficiência energética, a Semana Europeia da Mobilidade tem como objetivo “sensibilizar a comunidade para que se adotem posturas diferentes e adequadas ao momento de emergência climática que estamos a viver”, explica Adriano Sousa, vereador da Câmara de Vila Real.

O autarca falava à margem da apresentação do programa, que conta com atividades para todas as idades. “Temos ações para os mais idosos, para as famílias e para as crianças”, revela, destacando, ainda, “duas conferências, destinadas a toda a comunidade”.

A primeira conferência acontece no dia 18, às 21h00, na câmara municipal, e tem como tema “O Regresso ao Espaço Urbano”. A segunda acontece no dia 20, no mesmo local e à mesma hora, e vai incidir sobre a “Mobilidade Urbana e Eficiência Energética”.

Do programa, destaque para iniciativa “Pedalar em família”, no dia 16, que marca o arranque da Semana Europeia da Mobilidade. “Terá início no Teatro Municipal, segue pela ciclovia, vai à Avenida Aureliano Barrigas, à Avenida 1º de Maio e termina na Praça do Município”, explica Susana Gomes, adiantando que “trata-se de um percurso curto, onde o principal objetivo é apelar aos automobilistas a segurança devida para conviverem com as bicicletas”. No dia seguinte, domingo, tem lugar uma caminhada sénior, “destinada, também, às IPSS, com início na Nossa Senhora da Conceição”.

Já no dia 21, quinta-feira, os mais pequenos saem à rua vestidos de polícias para fazerem “operações stop, com o apoio da PSP”, indica a mesma responsável, referindo que “será uma atividade desenvolvida por alunos do 4º ano, com o objetivo de sensibilizar os condutores, por exemplo, para estacionamentos em locais não permitidos e para o excesso de velocidade”.

O programa conta ainda com uma atividade de pintura ao ar livre, na Avenida Carvalho Araújo, no dia 22. “Caso o tempo não permita, as atividades ao ar livre serão agendadas para outro dia”, indica Susana Gomes.

“É importante não nos esquecermos que todos somos piões, mas nem todos são condutores. Entre termos boas rodovias ou bons passeios, no século XXI o paradigma é termos uma boa rede pedonal, porque os peões estão em primeiro lugar”, salienta Adriano Sousa, lembrando que “mesmo assim, não deixamos de dar atenção à rodovia e temos feito várias reabilitações em estradas e caminhos municipais”.

APOIE O NOSSO TRABALHO. APOIE O JORNALISMO DE PROXIMIDADE.

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo regional e de proximidade. O acesso à maioria das notícias da VTM (ainda) é livre, mas não é gratuito, o jornalismo custa dinheiro e exige investimento. Esta contribuição é uma forma de apoiar de forma direta A Voz de Trás-os-Montes e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente e de proximidade, mas não só. É continuar a informar apesar de todas as contingências do confinamento, sem termos parado um único dia.

Contribua com um donativo!

VÍDEOS

Mais lidas

ÚLTIMAS NOTÍCIAS