Para avaliar as capacidades de resposta a um eventual incidente, na área de Urjais, concelho de Mirandela, onde funciona o Complexo Industrial de Produção de Gás Renovável do Grupo Dourogás e o Aterro Sanitário, o Comando Sub-Regional de Emergência e Proteção Civil das Terras de Trás-os-Montes (CSREPCTTM), promoveu, um simulacro de incêndio que envolveu vários meios e um grande aparato no local.
O exercício começou com um foco de incêndio, originado no aterro sanitário, com progressão para incêndio rural, atingindo as instalações da Dourogás.
O exercício mobilizou 35 veículos e 111 agentes operacionais, da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil, a Proteção Civil de Mirandela e de Vila Flor, os Bombeiros de Mirandela, Vila Flor e Alfândega da Fé. Esteve também envolvida a GNR , que fez deslocar a sua Unidade de Emergência de Proteção e Socorro, e o Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas.
O exercício envolveu ainda o Canil Intermunicipal da Terra Quente, dado que as suas instalações ficam no mesmo perímetro.
O simulacro permitiu avaliar o comportamento de todos os envolvidos nas ações de prevenção e socorro e deixou “ensinamentos na forma como aumentar a eficácia no socorro, melhorar os tempos de resposta, aferir dos meios mais adequados para estas situações e permitiu avaliar a preparação do pessoal para o tratamento deste tipo de emergências”.