Sexta-feira, 30 de Setembro de 2022

TeleTrade: Café e bolos podem aquecer corações de investidores encalhados

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Os estoques discricionários de consumo parecem permanecer estáveis, pois estão cercados por um ambiente menos resistente à inflação. Os preços das ações de empresas conhecidas, incluindo McDonald’s e Coca-Cola, estão a retornar repetidamente às áreas próximas a seus picos históricos, segundo o analista TeleTrade Ilya Frolov (https://www.teletrade.eu/pt).

Apesar de serem atingidos pelo aumento geral de custos, eles conseguem cobri-lo com facilidade, graças aos hábitos de consumo e ao fato de que esses produtos custam uma quantia bastante pequena em comparação com os gastos gerais das famílias. Isso é o que os americanos costumam chamar de café e bolos, significando que uma pequena parte da renda deve ser gasta em pequenos prazeres. A Starbucks confirma com sucesso a tendência comum.

Quando o petróleo cai abaixo de 95 dólares por barril, níveis que foram vistos pela última vez antes do início da guerra na Ucrânia, as moedas perdem constantemente a direção e os índices de ações tendem a perder sua própria coragem em meio aos riscos de recessão, acredita o analista da TeleTrade.

A Starbucks estava um pouco supervalorizada em 2022, pois estava à frente do movimento ascendente constante do ano passado, que mais tarde formou um revés de mercado para um desconto de quase 40% para a Starbucks em relação aos recordes de todos os tempos. Mais uma repetição do pico de receita do outono, que ultrapassou os níveis do primeiro trimestre em 6,6% e foi até ligeiramente superior ao trimestre de Natal, com um aumento sincronizado na margem de lucro de 59 centavos no primeiro trimestre de 2022 e 72 centavos no quarto trimestre de 2021 para o atual 84 centavos por ação, superando as expectativas de consenso de Wall Street de apenas 76,6 centavos e confirmou a viabilidade dos esquemas de monetização de negócios da Starbucks. As ações da empresa recuperaram 13,5% desde o início do verão.

A vice-presidente executiva e diretora financeira da Starbucks, Rachel Ruggeri, observou que apenas a América do Norte gerou receita de 6,1 biliões de dólares no trimestre recente, um aumento de 13% em relação à mesma temporada de 2021 e também “um recorde histórico, principalmente impulsionado por um aumento de 9% nas vendas de lojas comparáveis, incluindo um aumento de 8% no ticket médio, bem como o crescimento líquido de novas lojas nos últimos 12 meses”. E todas essas conquistas aconteceram apesar da implementação de vários aumentos de preços “estratégicos” para combater os custos crescentes, de modo que o produto médio atingiu um recorde histórico. “O forte apego alimentar é resultado direto de uma inovação contínua, que repercute nos nossos clientes”, enfatizou, comentando o fato de que na verdade foi um apego maior à alimentação, já que a receita de “alimentos impulsionou um crescimento de 19% no trimestre”.

As vendas da Starbucks na China, que é o segundo maior mercado da Starbucks, foram muito deprimentes, pois o volume caiu 44% devido a restrições de tolerância zero à COVID em centros económicos como Xangai, mas mesmo isso não foi capaz de matar o potencial global de alta. O chamado “plano de reinvenção” elaborado por um dos fundadores da empresa Howard Schultz, incluindo a suspensão de um plano de recompra para incentivar o uso de mais dinheiro nas lojas e o novo programa de recompensas Web3, já começaram a gerar impacto positivo na dinâmica dos preços das ações de médio prazo.

Combinado com a perspectiva de uma maior reabertura da China, que antes não tinha a sua própria grande cultura de café, bem como a conquista de outros mercados asiáticos e a procura estável nos Estados Unidos, as ações da Starbucks parecem um dos pilares potencialmente seguros para investidores, mesmo que a crise da economia global se aprofunde. Há também esperanças de que alguns outros fornecedores de produtos básicos de consumo contribuam para um melhor clima de investimento.

Isenção de responsabilidade

As análises e opiniões aqui fornecidas destinam-se exclusivamente a fins informativos e educacionais e não representam uma recomendação ou conselho de investimento da TeleTrade.

Ilya Frolov, Chefe de Gestão de Portfólio, TeleTrade

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