É cada vez mais frequente falar-se em ansiedade e depressão e basta pensarmos no nosso círculo de amigos ou familiares para, facilmente, encontrarmos alguém com problemas de saúde mental, ou não fosse Portugal o segundo país da Europa com maior prevalência de doenças do foro mental (22,9%), com a ansiedade a surgir no topo das perturbações mais frequentes (16,5%).
Como diz o ditado “quem vê caras, não vê corações” e muitas destas pessoas sofrem em silêncio. Quisemos, por isso, saber como é viver com ansiedade e que impacto teve a pandemia de Covid-19 na vida de alguém com este tipo de patologia.
Jéssica é aluna da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD). Há dois anos foi-lhe diagnosticada ansiedade e hoje, devido à pandemia de Covid-19, viu as suas crises agravarem-se.
O divórcio dos seus pais, quando tinha 16 anos, fez com que tudo viesse ao de cima, ainda que seja necessário recuarmos à sua infância para perceber como tudo começou.
“Quando tinha nove anos sofri abusos psicológicos por parte dos meus amigos, ou seja, tinha de
Artigo exclusivo PREMIUM
Tenha acesso ilimitado a todos os conteúdos do site e à edição semanal em formato digital.
APOIE O NOSSO TRABALHO.APOIE O JORNALISMO DE PROXIMIDADE.
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo regional e de proximidade. O acesso à maioria das notícias da VTM (ainda) é livre, mas não é gratuito, o jornalismo custa dinheiro e exige investimento. Esta contribuição é uma forma de apoiar de forma direta A Voz de Trás-os-Montes e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente e de proximidade, mas não só. É continuar a informar apesar de todas as contingências do confinamento, sem termos parado um único dia.
Para fornecer as melhores experiências, usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou aceder a informações do dispositivo. Consentir com essas tecnologias nos permitirá processar dados, como comportamento de navegação ou IDs exclusivos neste site. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar negativamante certos recursos e funções.
Funcional
Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para o fim legítimo de permitir a utilização de um determinado serviço expressamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou para o fim exclusivo de efetuar a transmissão de uma comunicação numa rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenamento de preferências não solicitadas pelo assinante ou utilizador.
Estatísticas
O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos.O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anónimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte do seu Fornecedor de Serviços de Internet ou registos adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de utilizador para enviar publicidade ou para rastrear o utilizador num site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.