Quinta-feira, 29 de Setembro de 2022

“Tenho três crises de ansiedade por dia”

É cada vez mais frequente falar-se em ansiedade e depressão e basta pensarmos no nosso círculo de amigos ou familiares para, facilmente, encontrarmos alguém com problemas de saúde mental, ou não fosse Portugal o segundo país da Europa com maior prevalência de doenças do foro mental (22,9%), com a ansiedade a surgir no topo das perturbações mais frequentes (16,5%). 

-PUB-

Como diz o ditado “quem vê caras, não vê corações” e muitas destas pessoas sofrem em silêncio. Quisemos, por isso, saber como é viver com ansiedade e que impacto teve a pandemia de Covid-19 na vida de alguém com este tipo de patologia.

Jéssica é aluna da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD). Há dois anos foi-lhe diagnosticada ansiedade e hoje, devido à pandemia de Covid-19, viu as suas crises agravarem-se.

O divórcio dos seus pais, quando tinha 16 anos, fez com que tudo viesse ao de cima, ainda que seja necessário recuarmos à sua infância para perceber como tudo começou.

“Quando tinha nove anos sofri abusos psicológicos por parte dos meus amigos, ou seja, tinha de

Artigo exclusivo PREMIUM

Tenha acesso ilimitado a todos os conteúdos do site e à edição semanal em formato digital.

Se já é PREMIUM,
Aceda à sua conta em

-PUB-

APOIE O NOSSO TRABALHO. APOIE O JORNALISMO DE PROXIMIDADE.

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo regional e de proximidade. O acesso à maioria das notícias da VTM (ainda) é livre, mas não é gratuito, o jornalismo custa dinheiro e exige investimento. Esta contribuição é uma forma de apoiar de forma direta A Voz de Trás-os-Montes e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente e de proximidade, mas não só. É continuar a informar apesar de todas as contingências do confinamento, sem termos parado um único dia.

Contribua com um donativo!

COMENTAR FACEBOOK

Mais lidas

A Imprensa livre é um dos pilares da democracia

Nota da Administração do Jornal A Voz de Trás-os-Montes

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Subscreva a newsletter

Para estar atualizado(a) com as notícias mais relevantes da região.