Terça-feira, 6 de Dezembro de 2022
No menu items!
0,00 EUR

Nenhum produto no carrinho.

Terras de Aguiar com a melhor gestão florestal do Distrito

A gestão florestal do concelho aguiarense é a melhor do distrito de Vila Real. O Plano Municipal de Defesa da Floresta Contra Incêndios é o primeiro a ser apresentado às entidades, assim como está em curso a constituição da primeira Zona de Intervenção Florestal de Trás-os-Montes.   Representantes de várias entidades da região integrados na […]

PUB

A gestão florestal do concelho aguiarense é a melhor do distrito de Vila Real. O Plano Municipal de Defesa da Floresta Contra Incêndios é o primeiro a ser apresentado às entidades, assim como está em curso a constituição da primeira Zona de Intervenção Florestal de Trás-os-Montes.

 

Representantes de várias entidades da região integrados na Comissão Municipal de Vila Pouca de Aguiar ficaram a saber, em reunião, que aquele foi o único município do distrito de Vila Real que apresentou o Plano Municipal de Defesa da Floresta Contra Incêndios (PMDFCI). Para o autarca Domingos Dias «este Plano Municipal vem no seguimento de um trabalho aprofundado para organizar o sector florestal».

O Gabinete Técnico Florestal (GTF) apresentou o documento que foi aprovado por unanimidade. O PMDFCI definiu as medidas para a defesa da floresta contra incêndios que, no teatro das operações, permite programar e executar acções de prevenção, designadamente limpeza de faixas de 100 metros à volta dos núcleos rurais ou melhoria de pontos de água e aceiros. A Pré-supressão e a reabilitação de áreas ardidas também integram o PMDFCI.

O documento segue o Plano Nacional de Defesa da Floresta Contra Incêndios para reduzir o número de incêndios causados por negligência pela divulgação do risco, acções de queima tecnicamente assistida de resíduos e sensibilização. O Plano Nacional também quer reduzir os incêndios de causa intencional por tarefas de dissuasão, resolução local de conflitos ou fixação de ocupações do solo.

A criação da primeira ZIF de Trás-os-Montes, a Zona de Intervenção Florestal de Valoura, é uma mais valia da gestão florestal. Reduzir o tempo de intervenção, a carga combustível nas áreas prioritárias e a vulnerabilidade dos espaços florestais integram o Plano Nacional de Defesa da Floresta Contra Incêndios.

 

João Cláudio

PUB

APOIE O NOSSO TRABALHO. APOIE O JORNALISMO DE PROXIMIDADE.

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo regional e de proximidade. O acesso à maioria das notícias da VTM (ainda) é livre, mas não é gratuito, o jornalismo custa dinheiro e exige investimento. Esta contribuição é uma forma de apoiar de forma direta A Voz de Trás-os-Montes e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente e de proximidade, mas não só. É continuar a informar apesar de todas as contingências do confinamento, sem termos parado um único dia.

Contribua com um donativo!

COMENTAR FACEBOOK

Mais lidas

A Imprensa livre é um dos pilares da democracia

Nota da Administração do Jornal A Voz de Trás-os-Montes

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Subscreva a newsletter

Para estar atualizado(a) com as notícias mais relevantes da região.