Toni Afonso rumou à ilha da Madeira, no fim de semana, na qualidade de coordenador distrital das freguesias, onde marcou presença na reunião do conselho geral da ANAFRE.
À VTM, o presidente da Junta de Freguesia de Vila Verde, no concelho de Alijó, explicou que “foi feito um balanço do mandato atual”, destacando “o aumento do FFF (Fundo de Financiamento das Freguesias)” e a possibilidade haver um autarca a meio tempo na junta, uma medida que foi aprovada pelo Governo, “mas que o chumbo do Orçamento colocou atrasou”.
Além disso, há ainda “o acordo da ANAFRE com os CTT, com o qual as freguesias associadas têm direito a um funcionário, pago pelos CTT”, frisa.
Questionado sobre os problemas que mais afetam as freguesias, nomeadamente as do distrito de Vila Real, Toni Afonso deu como exemplo os que foram provocados com a pandemia.
“As freguesias têm tido muitos gastos nestes últimos tempos, desde compra de máscaras, álcool gel e o transporte de pessoas. Há a promessa de o dinheiro em causa ser devolvido, mas até agora não fomos ressarcidos, e o mesmo acontece com as câmaras municipais”, confessa.
Esta foi a última reunião do conselho geral da ANAFRE antes das novas eleições, que vão decorrer no fim de semana de 11, 12 e 13 de fevereiro, em Braga.