Quinta-feira, 20 de Junho de 2024
No menu items!

Torneio medieval regressa ao Castelo de Ansiães

De 31 de maio a 2 de junho, Carrazeda de Ansiães recebe mais uma edição do Torneio Medieval de Ansiães, com lutas apeadas, workshops de esgrima e tiro ao alvo, mercado medieval e muita música e animação.

-PUB-

Sem qualquer encenação as equipas, portuguesas e espanholas, lutam com determinação, em combate real, pela vitória neste torneio medieval.

O torneio envolve os lutadores em diferentes modalidades, nomeadamente, Pro Fight, Arma de Haste, Espada Longa, Espada e Escudo, Espada e Broquel e 5×5. Todos os combatentes “vão apresentar armaduras e armas medievais apropriadas para combate em contexto real”. E quem quiser aprender, ou simplesmente experimentar, pode frequentar os workshops ou ter aulas de esgrima ou tiro ao alvo.

O Torneio Medieval em combate real é o tema principal nesta iniciativa, mas há muito mais atividades, muitas delas que estimulam o envolvimento da assistência.

O evento desenvolve-se em dois locais distintos, no Castelo de Ansiães, onde decorrem as lutas e os workshops associados a esta prática, e na vila, na Praça 6 de abril, onde, em permanência, vai funcionar o mercado medieval e diversas oficinas pedagógicas.

No dia 31 de maio, ao início da tarde, decorre um cortejo que envolve as escolas e a comunidade local, que percorre as ruas da vila de Carrazeda e encaminha a população e os visitantes para o Mercado Medieval, que vai funcionar, no jardim junto à Biblioteca Municipal. Neste Mercado vão estar presentes um conjunto de mercadores que demonstram e vendem produtos, tendas com diversificadas atividades, sempre acompanhados de animação itinerante, jogos e atuações de grupos musicais.

Há também Tabernas Medievais, com comida e bebida ao serviço dos visitantes e este ano conta também com uma ceia medieval que vai decorrer no dia 31 de maio.
Também não falta animação musical e espetáculos à noite, com bailes e folguedos com os D’Way, musicais e folias com as Valquírias, os Manta D’ourelos e os Sons da Serra.

No Castelo de Ansiães, o Grupo de Teatro Filandorra vai fazer uma viagem histórica que transporta o visitante à época medieval e à história do Castelo de Ansiães.
Com este evento, o município quer “promover e valorizar o património do concelho, nomeadamente o castelo de Ansiães, levando a comunidade local a usufruir deste local e mostrando aos visitantes a importância histórica do Castelo e a própria beleza do espaço envolvente”.

APOIE O NOSSO TRABALHO. APOIE O JORNALISMO DE PROXIMIDADE.

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo regional e de proximidade. O acesso à maioria das notícias da VTM (ainda) é livre, mas não é gratuito, o jornalismo custa dinheiro e exige investimento. Esta contribuição é uma forma de apoiar de forma direta A Voz de Trás-os-Montes e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente e de proximidade, mas não só. É continuar a informar apesar de todas as contingências do confinamento, sem termos parado um único dia.

Contribua com um donativo!

VÍDEOS

Mais lidas

A Imprensa livre é um dos pilares da democracia

Nota da Administração do Jornal A Voz de Trás-os-Montes

ÚLTIMAS NOTÍCIAS