Terça-feira, 10 de Dezembro de 2024
No menu items!

Transformação local do granito é o grande desafio

A primeira edição da Bienal do Granito foi apresentada, no sábado, em Mondim de Basto. O objetivo é simples, passa por “inovar” e “acrescentar valor” a um setor com um forte impacto económico e social no concelho, que emprega cerca de 160 pessoas.

-PUB-

Para que isso seja possível, o município envolveu nesta iniciativa os empresários e as instituições de ensino superior, nomeadamente com cursos relacionados com as artes e o design de forma a que o granito possa enveredar por outros caminhos para um futuro mais promissor. 
À VTM, Humberto Cerqueira, presidente da autarquia, deixou bem claro que o granito em Mondim de Basto precisa de ir além da extração, ou seja, a transformação deste material deve passar a ser feita neste território. 
“Temos 30 pedreiras no concelho, com a maioria delas no monte da Nossa Senhora da Graça. Mas o granito sai daqui e é transformado noutros locais e o passo seguinte é transformar o granito em

Artigo exclusivo PREMIUM

Tenha acesso ilimitado a todos os conteúdos do site e à edição semanal em formato digital.

Se já é PREMIUM,
Aceda à sua conta em

APOIE O NOSSO TRABALHO. APOIE O JORNALISMO DE PROXIMIDADE.

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo regional e de proximidade. O acesso à maioria das notícias da VTM (ainda) é livre, mas não é gratuito, o jornalismo custa dinheiro e exige investimento. Esta contribuição é uma forma de apoiar de forma direta A Voz de Trás-os-Montes e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente e de proximidade, mas não só. É continuar a informar apesar de todas as contingências do confinamento, sem termos parado um único dia.

Contribua com um donativo!

VÍDEOS

Mais lidas

ÚLTIMAS NOTÍCIAS