Sexta-feira, 21 de Janeiro de 2022
Franscisco Sá
Presidente do IAPMEI

Trás-os-Montes tem vindo a afirmar-se com ousadia na reação aos problemas

As PME constituem a grande maioria do nosso tecido empresarial. Pela sua dimensão e natureza têm importantes condicionalismos que, muitas vezes, afetam o seu desempenho e a sua competitividade.

-PUB-

Mas é também importante reconhecer que estas empresas tendem a demonstrar um enorme potencial de adaptação aos sinais que emergem dos mercados, são muito ágeis a ajustar as suas estratégias de negócio e apresentam elevados níveis de resiliência à adversidade.

Num momento em que a pandemia Covid-19 parece controlada, e em que nos focamos na recuperação da atividade e na reparação dos danos económicos e sociais sofridos ao longo deste período, há que reconhecer ainda a existência de sinais importantes de incerteza e de imprevisibilidade.

Para recuperar a atividade, o investimento e o emprego num cenário com estas características importará, mais do que nunca, manter o foco na leitura dos mercados, na identificação de oportunidades e construir uma visão de futuro, aberta e flexível, que permita respostas rápidas e consistentes.

Os pesados impactos da crise Covid associam-se não apenas à quebra de atividade, mas também a quebras das cadeias de fornecimento em setores muito diferenciados.
Devo, por isso, sublinhar que, nestas circunstâncias, a rápida e forte intervenção das políticas públicas de suporte à atividade e ao emprego – e, também, de mitigação dos danos – muito contribuiu para evitar uma maior destruição de valor, para preservar a capacidade produtiva e para estimular a identificação de oportunidades.

A região de Trás-os-Montes, com as suas especificidades, tem vindo a afirmar-se com ousadia na reação aos problemas da interioridade e demográficos que persistem. Tal como outros, noutras regiões, os empresários desta região sabem resistir e têm ultrapassado muitas adversidades. Neste momento, estão já a trabalhar ativamente na identificação de oportunidades e na definição das suas estratégias.

Sabemos que a atual pandemia criou muitas dificuldades numas áreas, mas está a gerar oportunidades noutras.

Por este motivo, no IAPMEI, continuamos muito empenhados na identificação das melhores soluções para apoiar as empresas nas suas estratégias de criação de valor. Face aos desafios que coletivamente enfrentamos, queremos assegurar que as empresas podem sempre contar connosco.

Mais Lidas

Subscreva a newsletter

Para estar atualizado(a) com as notícias mais relevantes da região.