Segunda-feira, 13 de Janeiro de 2025
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Uma área ao serviço do cliente

Após a abertura ao público de uma área de serviço em Mirandela, foi a vez de a Bezerra & Pereira apostar em Lamares, Vila Real, com um posto inaugurado em novembro de 2015. Agora, o pensamento é “continuar a adaptar-se às realidades e crescer”

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A Bezerras, Lda foi fundada em 1997, começando por se dedicar às obras públicas e construção civil, trabalho que desenvolveu até finais de 2002. Dada a conjuntura económica, a empresa optou por uma mudança de rumo, em 2003, ano em que se dedicou à exploração de maciço rochoso e consequente produção de agregados britados. Por forma a diversificar a oferta, dedicou-se ainda a outra área, adquirindo uma estação de serviço em Castro Daire, em 2008, designada atualmente de Bezerranergy. Não ficando por aqui, surgiu a Bezerra & Pereira, cuja atividade é a gestão das áreas de serviço com dois postos de abastecimento, em Mirandela e Vila Real.

“Fruto da boa relação que tínhamos com a BP e os seus representantes, fomos convidados a explorar o posto de Mirandela, que na altura atravessava alguns problemas. Daí apostamos na criação da Bezerra & Pereira, subsidiária da Bezerras, Lda. Como estávamos a fazer um bom trabalho, rapidamente surgiu a oportunidade de explorar o posto de Vila Real, que iniciou a atividade em novembro de 2015”, explicou Jorge Pereira, um dos responsáveis pela empresa.

Desde que se aventurou neste negócio, o empresário refere que pretende ser “um facilitador para as pessoas que viajam na estrada”, ao mesmo tempo que torna as lojas mais atrativas com produtos regionais de altíssima qualidade. Azeite, compotas, mel, enchidos, doces regionais e até miniaturas dos caretos de Podence são alguns dos produtos que estão visíveis numa estante dedicada à região transmontana. “Somos visitados por imensos turistas, sobretudo europeus, daí fazermos questão de termos uma seleção genuína. Podem não ser os mais baratos, mas são os de maior qualidade”, frisou Jorge Pereira. O espaço dispõe ainda de produtos alimentares e bebidas, refeições quentes, livros, revistas e outros artigos.

De acordo com o responsável, quando a crise económica rebentou no país, o pensamento foi direcionado para outros nichos, partindo do princípio de que “os combustíveis fósseis são uma grande necessidade”. “Apesar do negócio não estar nos seus melhores dias, temos alguma garantia de que não se extinguirá tão brevemente. Se há necessidade de os consumir, também é preciso quem os venda, mas cumprindo sempre todas as regras de segurança e de ambiente por forma a termos um negócio sustentável”, evidenciou.

 

Turismo ajuda ao negócio

Com uma equipa total constituída por 22 pessoas, a tendência é para que esta aumente no verão, devido à chegada dos turistas e dos emigrantes, podendo chegar a passar mais “9 mil viaturas por dia” pelas estações de serviço.

Embora os combustíveis estejam a um preço muito elevado, as margens de comercialização são reduzidas, tendo em conta fatores como o uso de cartões, vales, entre outros. Contudo, Jorge Pereira prevê atingir os 4 milhões de euros de volume de vendas, apenas no posto vila-realense.

A Bezerra & Pereira trabalha fundamentalmente para fidelizar os seus clientes, proporcionando-lhes um bom serviço, daí sentir-se indignada com as pessoas “que só pensam em destruir”. “O posto de Vila Real tem pouco mais de meio ano e já substituímos, por inúmeras vezes, elementos que nos furtam das casas de banho. Poderíamos fechá-las, mas não seria justo para o cliente. É de lamentar os vandalismos”, contou o empresário.

Para o futuro, a aposta será requalificar a loja do posto de Mirandela e o aumento do parque para os pesados, “que os motoristas vêm como um porto de abrigo onde podem descansar, tomar um duche e comer uma refeição quente antes de seguir viagem”.

“Vamos esperar o que nos reserva a evolução do país e ver como se comporta este eixo rodoviário, em termos de se afirmar como uma porta de entrada e saída para o estrangeiro”, concluiu o responsável.

 

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