Terça-feira, 10 de Dezembro de 2024
No menu items!

Universidade Sénior será uma realidade

O concelho de Ribeira de Pena tem agora uma nova oferta de ensino destinada a pessoas com mais de 50 anos. O projecto educativo da Universidade Sénior foi lançado pela Santa Casa de Misericórdia de Ribeira de Pena, em colaboração com a Câmara Municipal e o Agrupamento de Escolas.

-PUB-

Este novo espaço de aprendizagem, mas, ao mesmo tempo, de convívio e de recordações, irá funcionar nas instalações da Santa Casa da Misericórdia e no Auditório Municipal com cerca de 60 alunos.

O provedor da Santa Casa da Misericórdia de Ribeira de Pena, João Pereira, justificou o surgimento desta iniciativa ligada ao conhecimento. “A qualidade de vida define-se quando conseguimos facultar aos nossos seniores a oportunidade de se sentirem activos e úteis. As pessoas reformam-se mais cedo e os avanços da medicina proporcionam uma vida mais longa e com uma melhor qualidade. É esta a faixa etária alvo da Universidade, sabendo também que o isolamento, solidão e o stress tornam a vida destas pessoas, muitas vezes, insuportável, por isso é necessário atenuar este estado de coisas”.

Para a consubstancialização desta unidade de ensino, a assinatura do protocolo de colaboração com a Câmara Municipal de Ribeira de Pena foi fundamental. O presidente Agostinho Pinto refere que este acto “é um passo significativo para o enriquecimento cultural dos seniores do concelho. Aprender e evoluir não tem idade e foi com muito interesse que colaboramos neste projecto. Pois, estamos cientes que desta forma contribuímos para o bem-estar daqueles que vão poder usufruir desta nova oportunidade de aprendizagem”.

A Universidade Sénior tem como área de intervenção o concelho de Ribeira de Pena e, além da Câmara Municipal, terá como parceiros o Agrupamento de Escolas e Juntas de Freguesia. Funcionará em sistema polinucleado. Este projecto de ensino destina-se a cidadãos de idade superior a 50 anos ou aposentados, que, independentemente das suas habilitações, da condição social, ou económica, queiram adquirir novos conhecimentos ou simplesmente conviver, valorizando o seu tempo disponível.

Refira-se que, a Santa Casa da Misericórdia de Ribeira de Pena é uma Instituição Privada de Solidariedade Social (IPSS) e foi criada no ano de 1938, com o objectivo de satisfazer carências sociais, praticando actos de culto católico em harmonia com o seu espírito tradicional.

APOIE O NOSSO TRABALHO. APOIE O JORNALISMO DE PROXIMIDADE.

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo regional e de proximidade. O acesso à maioria das notícias da VTM (ainda) é livre, mas não é gratuito, o jornalismo custa dinheiro e exige investimento. Esta contribuição é uma forma de apoiar de forma direta A Voz de Trás-os-Montes e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente e de proximidade, mas não só. É continuar a informar apesar de todas as contingências do confinamento, sem termos parado um único dia.

Contribua com um donativo!

VÍDEOS

Mais lidas

ÚLTIMAS NOTÍCIAS