Quarta-feira, 17 de Agosto de 2022

Videoconferência atenuou distâncias

Mais de quatro meses depois da concretização da tão contestada transformação do mapa judiciário, já é possível fazer um balanço positivo, mesmo “acima das melhores expectativas”. Apesar do encerramento de quatro tribunais no distrito, as distâncias têm sido encurtadas através do recurso às novas tecnologias. Até ao final do ano fica concluído o novo ‘palácio da justiça’ da capital transmontana, no ex-DRM

-PUB-

Desde a entrada em vigor do novo mapa judiciário, que passou do papel à realidade em setembro do ano passado e levou ao encerramento de quatro tribunais em Vila Real, “aumentou muito” o registo dos depoimentos através de videoconferência, uma tecnologia que permite que as pessoas se desloquem à comarca mais próxima da sua área de residência, não obrigando assim à viagem até à capital de distrito.

No âmbito da reestruturação no setor da justiça, levada a cabo a nível nacional, na cidade de Vila Real ficou instalado um dos 23 grandes tribunais, que agora mantém um conselho de gestão liderado por um juiz presidente, um procurador coordenador e um administrador judiciário.

O processo, que ditou o

Artigo exclusivo PREMIUM

Tenha acesso ilimitado a todos os conteúdos do site e à edição semanal em formato digital.

Se já é PREMIUM,
Aceda à sua conta em

-PUB-

APOIE O NOSSO TRABALHO. APOIE O JORNALISMO DE PROXIMIDADE.

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo regional e de proximidade. O acesso à maioria das notícias da VTM (ainda) é livre, mas não é gratuito, o jornalismo custa dinheiro e exige investimento. Esta contribuição é uma forma de apoiar de forma direta A Voz de Trás-os-Montes e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente e de proximidade, mas não só. É continuar a informar apesar de todas as contingências do confinamento, sem termos parado um único dia.

Contribua com um donativo!

COMENTAR FACEBOOK

Mais lidas

A Imprensa livre é um dos pilares da democracia

Nota da Administração do Jornal A Voz de Trás-os-Montes

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Subscreva a newsletter

Para estar atualizado(a) com as notícias mais relevantes da região.