O PS surge em segundo, com 34,8% das preferências dos eleitores, enquanto a terceira foça política mais votada foi o BE, que teve 6,65% dos votos.
A lista liderada por Paulo Rangel foi escolhida por 22.553 pessoas, enquanto o PS, em que o cabeça de lista foi Pedro Marques, teve 21.479 votantes.
O BE, liderado por Marisa Matias, foi a surpresa nacional e também em Vila Real, conquistando 6,65 por cento. A quarta força política no distrito foi o CDS-PP com 4,82%, seguindo o PAN, com 2,62%, à frente do PCP-PEV, que conquistou apenas 2,49% do eleitorado que decidiu votar. O novo partido Aliança ficou com 1,40%.
Ao nível dos concelhos do distrito de Vila Real, a força partidária que dominou o escrutínio para as Europeias, realizadas no domingo, foi o Partido Socialista, que venceu em nove dos 14 concelhos do distrito (Alijó, Chaves, Mesão Frio, Montalegre, Peso da Régua, Ribeira de Pena, Sabrosa, Santa Marta de Penaguião e Vila Real), o PSD venceu em cinco (Boticas, Mondim de Basto, Murça, Valpaços e Vila Pouca de Aguiar). No entanto, mais uma vez, a grande vencedora foi a abstenção, com uma taxa superior a 71%,
Artigo exclusivo PREMIUM
Tenha acesso ilimitado a todos os conteúdos do site e à edição semanal em formato digital.
Se já é PREMIUM,
Aceda à sua conta em Entrar