Este novo modelo começou em 2021, fruto da parceria da Associação de Ténis de Vila Real com a ATPorto, com o intuito de promover, de forma coordenada, o ténis em toda a região Norte, e, por outro lado, para desenvolver o ténis numa região cheia de potencialidades situada para lá do Marão.
Este campeonato será disputado nas provas de singulares, pares e pares mistos esperando-se uma grande adesão por parte dos amantes do ténis na região.
Em 2021, participaram 50 tenistas em representação de 4 clubes da região, com André Serra Gonçalves (CA Bragança) a triunfar nos singulares. Nos pares, com 16 duplas em competição, o título foi para a formação composta por João Pedro Amado e Tomás Cardoso (duluténis), enquanto nos pares mistos, Carlos Grilo e Juliana Moucho (CT Vila Real) conseguiram entrar para a história destes campeonatos.
Um ano depois, em 2022, novamente meia centena de inscritos mas com uma novidade: a inclusão do quadro feminino. Aí, Juliana Moucho (CT Vila Real) foi a primeira campeã feminina do Campeonato Regional Individual Absoluto, no mesmo ano em que Duarte Costa (duluténis) destronou André Serra Gonçalves do trono de campeão. Nos pares masculinos, Carlos Jorge e Duarte Costa (duluténis) foram os vencedores, e, nos mistos, a dupla Cláudia Guedes (duluténis) e Pedro Teixeira (CCPA Douro) entrou para a galeria dos campeões de uma prova que começa a ganhar raízes no contexto regional.