Com uma entrada forte, o Vila Real marcou cedo, logo aos 3 minutos aquele que foi o único golo do jogo, apontado por Pedro Freitas, após uma excelente jogada de Diogo Matos, que entrou na área e ofereceu o golo ao avançado alvinegro.
Poucos depois, poderia ter feito o segundo, com Gustavo a cabecear ao poste, após um pontapé de canto. A partir daqui, o Santa Marta soltou-se e também criou situações para marcar. A mais flagrante aconteceu aos 27′, com Machado a rematar forte e a bola a bater no poste.
Na segunda parte, o jogo continuou equilibrado, com as equipas a terem situações de golo, mas os guarda-redes estiveram em bom plano. Destaque para a defesa de Pedro a cabeceamento de Fred Coelho no início do segundo tempo. O Santa Marta também teve ocasiões para marcar, sendo uma das melhores deste fase o remate de Marquinhos, que Nuno desviou para canto e assim segurou os três pontos em cima do minuto 90.
Foi melhor o resultado do que a exibição, uma vez que o Vila Real esteve muito abaixo daquilo que já demostrou esta temporada, perante um Santa Marta, que tinha algumas baixas, mas, mesmo assim, esteve perto de “roubar” pontos ao líder.