Campeonato Nacional da 2.ª Divisão
A AAUTAD/Realfut acabou a primeira volta do Campeonato Nacional de Futsal da Segunda Divisão A no primeiro lugar da tabela classificava, depois de vencer o Rio Ave, em casa, no dia 6, por 8-4.
Mate inaugurou o marcador, logo ao segundo minuto de jogo. No entanto, os minutos seguintes foram marcados pelo ataque da equipa visitante que conseguiu não só igualar o resultado, como, também, ganhar vantagem.
Mate, no entanto, perto do final da primeira parte, conseguiu somar mais dois golos, o último dos quais a 49 segundos do intervalo.
Depois de Edgar Cunha ter obtido o 4-2, Nélson Semedo viu o cartão vermelho directo (alegadamente, por ter respondido a provocações). Apesar da jogar em inferioridade numérica, a equipa anfitriã conseguiu furar a defesa do Rio Ave, com Hélder Resende a marcar o quinto golo. Edgar Cunha somou mais um golo, ao 11.º minuto de jogo e só dois minutos mais tarde é que os jogadores de Vila do Conde ripostaram, marcando o seu terceiro golo. Mas o mesmo Edgar Cunha voltou a reforçar a vantagem, marcando o sétimo golo da sua equipa.
Ao ser admoestado com um segundo cartão amarelo, também Ricardo Galatti foi expulso da partida. E, a dois minutos do final, João Gavina protagonizou um auto-golo. Mate voltou a recuperar a vantagem, com a marcação, bem sucedida, de um livre de dez metros.
“A viagem foi grande e isso manifestou-se na equipa”, sublinhou Manuel Cunha, jogador do Rio Ave, reconhecendo, no entanto, a superioridade da equipa da UTAD.
Já Fernando Parente classificou o jogo como “um encontro de nervos e de muita paciência”, salientando que a equipa consegue superar a ansiedade e “jogar com vontade e determinação, para ganhar”.
Satisfeito por acabar a primeira volta do campeonato em primeiro lugar, o técnico transmontano adiantou que pretende começar a segunda etapa com mais uma vitória, frente ao Macendese, num jogo que se realizará, no sábado, na Nave de Desportos da UTAD, pelas 15 horas, O “derby” da primeira jornada do Campeonato terminou com a vitória da equipa vila-realense, por 5-6.
Em relação à 14.ª jornada, fica registada a vitória do Boticas, frente ao Arca, e a derrota do Macedense, na partida com a Académica de Coimbra. Estas duas equipas transmontanas encontram-se, agora, em oitavo e sexto lugares da tabela classificava, respectivamente. Na próxima jornada, o Boticas visitará o Lameirinhas.
Maria Meireles
Jogo disputado na Nave de Desportos da UTAD.
AAUTAD/Realfut – Rui Cunha, Hélder Resende, Rui Ferreira, Ricardo Galatti, Paulo Duarte, Nélson Semedo, Luís Barroso, Tiago Carriço, Pimpão, Mate e Edgar Cunha.
Treinador: Fernando Parente.
Rio Ave – Cunha, Bacalhau, Toni, Grilo, Jaime, Bruno, Miguel, Costa, Renato, Filipe, Nuno e Bruno.
Treinador: João Ferreira.
Ao intervalo 3-2
Marcadores, pela UTAD/Realfut: Mate (3), Edgar Cunha (3) e Hélder Resende.