A cerimónia de inauguração, organizada pela Junta de Freguesia e a Comissão Fabriqueira da Igreja de Vilarinho de São Romão, que contou com o apoio do município de Sabrosa, teve início com uma missa presidida pelo Bispo da Diocese de Vila Real, António Augusto Azevedo, e pelo pároco local, António Areias.
Em seguida, procedeu-se ao descerramento da placa comemorativa onde se destacam os envolvidos e voluntários na realização das obras de requalificação, na presença do bispo, António Augusto Azevedo, e da presidente da Câmara Municipal, Helena Lapa.
O presidente da Junta de Freguesia de Vilarinho de São Romão, António Venâncio, encaminhou os presentes para um almoço convívio, onde salientou a importância deste momento para toda a comunidade, destacando o “espírito solidário de todos os que contribuíram para a execução e finalização destas obras”.
A presidente do município aproveitou a ocasião para agradecer a todos os presentes, referindo ainda que, “a partir do momento em que o executivo em funções teve conhecimento do ponto de situação destas obras, a nossa sensibilidade foi muito virada não só para o apoio material, mas também o estar solidário com a vontade de recuperar um património importante para a comunidade”.
Esta requalificação foi marcada pela pintura do teto-mor e do corpo principal da igreja, pelo artista Vladimir Onica, e pela talha do altar-mor e altar, requalificada por José Rodrigues e Carlos Alberto, revitalizando assim o interior e realçando a sua beleza histórica. Estes trabalhos foram essenciais para a conservação, valorização e preservação do património histórico de Vilarinho de São Romão e do concelho de Sabrosa.
“Este foi um evento marcante para a localidade e simbolizou a união e o espírito comunitário dos seus habitantes”, revela a autarquia em nota publicada no site do município.