A realização de mais um Open AAUTAD deve-se sobretudo à persistência e empenhamento dos tenistas da academia transmontana e dirigentes associativos em dignificar a modalidade na região.
Considerado por muitos como um desporto de elites, Amadeu Fernandes, responsável técnico dos tenistas da academia transmontana, ambiciona que esse preconceito seja definitivamente ultrapassado. “Desejamos que apareça cada vez mais público e praticantes e que os nossos Open´s sejam cada vez mais divulgados e reconhecidos. Ao longo dos últimos anos, isto é, já desde 1991, contribuímos para a promoção do ténis e é isso que queremos continuar a fazer na cidade e região”.
A Secção de Ténis da AAUTAD acredita que esta competição voltará a alcançar o sucesso desportivo das edições anteriores e informa todos os interessados, e portadores da Licença FPT – Jogador devidamente regularizada, que o prazo de inscrição termina hoje, dia 28. Para mais informações, devem contactar o Departamento de Desporto da AAUTAD, através dos telefones 259330740 / 911061428 ou pelo fax 259330741.
Programa:
Sábado
9h00 – Início do Quadro Principal Masculino e Feminino
Nunca antes das 17h00 – Início do Quadro de Pares
Domingo
A partir das 10h00 – ½ finais de todas as provas
Nunca antes das 15h00 – Finais
Entrega de prémios e encerramento.
Campeonato Regional Absoluto
Entretanto, próximo das margens do rio Tâmega, junto ao Jardim do Tabolado, os courts rápidos do TC Chaves foram palco de mais uma edição do prestigiante Campeonato Regional Absoluto.
A prova maior do calendário regional, organizada pela Associação Regional de Ténis de Vila Real (sede em Chaves), decorreu nas instalações do clube flaviense e atribuiu os títulos de campeão regional às melhores “raquetes” de singulares e pares masculinos.
Hugo Spratley, vitorioso em singulares e, em parceria com Amadeu Fernandes, também em pares, proporcionou à secção de Ténis da AAUTAD a revalidação da “dobradinha”.
Apoiado pelas suas “velhas amigas” austríacas (raquete Head Prestige LiquidMetal MidPlus), Hugo Spratley, cabeça-de-série n.º 2, venceu a prova de singulares ao bater na final Duarte Costa, n.º 27 FPT e 1.º designado do quadro.
Na luta pelo ambicionado título, a emoção (e tensão) foi a tónica dominante, mas o atleta da academia transmontana acabou por impor-se pelos parciais de 6/4 e 7/5.
Desta forma, o atleta da AAUTAD somou o 6.º título de campeão regional ao seu já extenso palmarés, sendo o líder destacado desta contabilidade, surgindo ainda no pódio o talentoso Henrique Vaz (AAUTAD / 4 títulos) e o consistente Jerónimo Ferreira (CCPAD / 3 títulos).
Na final de pares, a melhor dupla da AAUTAD, formada por Hugo Spratley e Amadeu Fernandes, não se mostrou disposta a deixar fugir o título alcançado na época passada e, sempre na liderança do marcador, reconquistou a saborosa “dobradinha” ao vencer, pelos parciais de 6/4 e 7/6, o combativo par Duarte Costa / João Gaspar.
rodin@portugalmail.pt