Quarta-feira, 28 de Setembro de 2022

1539 novos alunos colocados na UTAD

Os resultados foram divulgados hoje, pela Direção-Geral do Ensino Superior (DGES)

-PUB-

A Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD) preenche 94,5% das vagas disponíveis para a 1ª fase do Concurso Nacional de Acesso ao Ensino Superior (CNAES) 2022/23, o que corresponde a 1539 novos estudantes colocados.

Segundo um comunicado da universidade, os 1539 novos estudantes agora colocados “representam um crescimento de 10% face a 2021, com mais 143 alunos, o que constitui o melhor resultado de sempre na história da academia transmontana”.

Do total de candidatos, 1553 escolheram a UTAD como primeira opção para frequentar o Ensino Superior, o que corresponde um “aumento de 5,8% em relação ao ano transato”, explica a mesma nota enviada às redações.

Emídio Gomes, reitor da UTAD, afirma que “conseguimos um máximo histórico de número de novos alunos admitidos na UTAD. Por isso, este é um momento de satisfação pelo reconhecimento do trabalho de todos, mas também um acréscimo de responsabilidade com o futuro, pelo qual continuaremos a trabalhar”.

Das 36 ofertas formativas de 1º ciclo disponibilizados pela academia transmontana, 28 cursos ficaram com as vagas totalmente esgotadas nesta 1ª fase. Engenharia Informática, Ciências do Desporto, Enfermagem e Medicina Veterinária são os que registaram maior número de alunos. Medicina Veterinária (171,5 valores), Psicologia (164,0) e Gestão (160,5) estão no “top 3” dos cursos com a classificação média de entrada mais elevada deste ano.

O reitor da UTAD espera mesmo conseguir que a UTAD se aproxime dos 1.700 novos estudantes quando estiverem completadas as três fases do CNAES (incluindo regimes especiais de acesso).

O período de matrículas para os estudantes agora colocados na UTAD começa amanhã, dia 12, e termina na próxima sexta-feira, 16 de setembro. Após o agendamento online, os novos estudantes devem dirigir-se a uma das cinco Escolas da UTAD (Ciências Agrárias e Veterinárias, Ciências Humanas e Sociais, Ciências e Tecnologia, Ciências da Vida e do Ambiente, e Escola Superior de Saúde).

Na 1ª fase do Concurso Nacional de Acesso para o ano letivo 2022/23, foram colocados 49 806 novos estudantes no ensino superior público, sendo que 84% desses estudantes foram colocados numa das suas três primeiras opções de candidatura. Segundo o comunicado oficial da DGES, o valor total de colocados é o segundo mais elevado desde 1989.

De acordo com a mesma fonte, o número de colocados em instituições sediadas em regiões de menor densidade demográfica aumentou 6%, o que corresponde a 13 351 estudantes.

Na 2ª fase do Concurso Nacional de Acesso ao Ensino Superior, que decorrerá entre 12 e 23 de setembro, a UTAD disponibilizará 98 vagas. Os resultados serão conhecidos a 30 de setembro.

 

 

 

-PUB-

APOIE O NOSSO TRABALHO. APOIE O JORNALISMO DE PROXIMIDADE.

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo regional e de proximidade. O acesso à maioria das notícias da VTM (ainda) é livre, mas não é gratuito, o jornalismo custa dinheiro e exige investimento. Esta contribuição é uma forma de apoiar de forma direta A Voz de Trás-os-Montes e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente e de proximidade, mas não só. É continuar a informar apesar de todas as contingências do confinamento, sem termos parado um único dia.

Contribua com um donativo!

COMENTAR FACEBOOK

Mais lidas

A Imprensa livre é um dos pilares da democracia

Nota da Administração do Jornal A Voz de Trás-os-Montes

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Subscreva a newsletter

Para estar atualizado(a) com as notícias mais relevantes da região.