Sexta-feira, 6 de Dezembro de 2024
No menu items!

500 mil euros para valorização das Quedas do Rio Cabrão

Investimento de meio milhão de euros visa a criação de percursos pedestres, sinalética interpretativa e áreas de descanso em conhecido património natural, localizado no concelho de Mondim de Basto

-PUB-

A ministra do Ambiente e Energia, Maria da Graça Carvalho, aprovou um investimento de meio milhão de euros, tendo em vista a valorização das Quedas do Rio Cabrão, situadas na freguesia do Bilhó, no concelho de Mondim de Basto.

Este projeto, a ser implementado pela Agência Portuguesa do Ambiente (APA), visa a requalificação da zona, a criação de percursos pedestres e a promoção da biodiversidade local.

A intervenção, que vai ser financiada pelo Fundo Ambiental, contempla a criação de passadiços, a instalação de sinalética interpretativa, a recuperação de moinhos de água e a criação de áreas de descanso. Estas ações visam promover o turismo sustentável, valorizar o património natural e cultural da região, além de sensibilizar a população para a importância da conservação da natureza.

Este projeto visa também a “reestruturação da vegetação, a requalificação dos trilhos
existentes e a preservação do património natural e cultural, criando condições para o lazer e a mobilidade pedonal e ciclável”.

À luz das palavras da ministra do Ambiente e Energia, “as Quedas do Rio Cabrão são um tesouro natural que merece ser valorizado e preservado. Este projeto permitirá não só a melhoria das condições de visitação, mas também a promoção da biodiversidade e a criação de um espaço de lazer e educação ambiental para a população”

O projeto, cuja execução está a cargo da Agência Portuguesa do Ambiente, terá início em
breve e a sua conclusão está prevista para 2025.

 

APOIE O NOSSO TRABALHO. APOIE O JORNALISMO DE PROXIMIDADE.

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo regional e de proximidade. O acesso à maioria das notícias da VTM (ainda) é livre, mas não é gratuito, o jornalismo custa dinheiro e exige investimento. Esta contribuição é uma forma de apoiar de forma direta A Voz de Trás-os-Montes e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente e de proximidade, mas não só. É continuar a informar apesar de todas as contingências do confinamento, sem termos parado um único dia.

Contribua com um donativo!

VÍDEOS

Mais lidas

ÚLTIMAS NOTÍCIAS