Segunda-feira, 23 de Maio de 2022

A Regionalização para o Poder Local e para o Interior

A Regionalização será sempre um tema que qualquer autarca defenderá se estiver a pensar no seu concelho e nos seus munícipes.

-PUB-

Não apenas por ser uma região do interior, mas porque, se for feita, o poder local sairá sempre mais fortalecido, independentemente de ser um município do litoral, do interior, um município de pequena ou grande dimensão. Sendo cada vez mais importante o papel dos municípios, a regionalização permitiria uma maior e melhor capacidade de decisão e por consequência potencializar ainda mais a relevância dos municípios nas numerosas competências que lhe são atribuídas, mas que depois estão limitadas muitas vezes pela forma como o poder central “controla” e “limita” muitas dessas competências.

No caso das regiões do interior, se olharmos por exemplo para o concelho de Vinhais, todas estas limitações são ainda maiores.

É essencial que exista uma verdadeira reforma para tratar o que é diferente de uma maneira diferente e não tudo por igual, se assim não acontecer, estaremos a complicar ainda mais as condições àqueles municípios que mais dependem do poder central.

A proximidade é uma das maiores vantagens que os municípios têm no papel que desempenham junto das suas populações, como tal, também a proximidade dos órgãos de decisão destes municípios é essencial, porque só assim será possível compreender quais as principais dificuldades e perceber quais as verdadeiras oportunidades que existem.

Dando como exemplo o concelho de Vinhais, ao dizer que é do interior, não o vemos como um concelho transfronteiriço, mais perto da europa, e que por isso tem potencialidades que municípios do litoral não têm.

No entanto, para perceber isto é preciso conhecer a realidade, não é decidindo do Terreiro do Paço que se pode alavancar todas as vantagens que um concelho como este tem, como de lá não se conhecem os problemas, as dificuldades, as singularidades destes territórios, assim, regionalizar será sempre reformar, construir, produzir e melhorar.

Mais Lidas

Subscreva a newsletter

Para estar atualizado(a) com as notícias mais relevantes da região.