Quinta-feira, 5 de Dezembro de 2024
No menu items!

A terra “tremeu” na APCVR

Eram 11h05 quando o alarme tocou na Associação de Paralisia Cerebral de Vila Real (APCVR). O sinal indicava que algo que não estava bem e era tempo de sair dali. A terra estava “a tremer”.

-PUB-

Utentes, funcionários e alguns pais foram saindo de forma ordeira e, já no exterior da associação, no ponto de encontro, as sirenes dos bombeiros começavam a ouvir-se. Felizmente, ninguém se magoou, ninguém ficou para trás e o edifício foi evacuado na totalidade.

Não passou tudo de um exercício, realizado a nível nacional, mas o objetivo é preparar as pessoas para a ocorrência de sismos e ensiná-las como se comportarem caso tal aconteça. Baixar, proteger e aguardar são os três gestos que se impõem, mas “neste caso, atendendo ao tipo de instituição, passaram a ser travar, proteger e aguardar”, explica Fernanda Pereira, da Autoridade Nacional de Proteção Civil.

“Estes três gestos são fundamentais para o socorro. Depois, já no exterior, devemos procurar uma zona ampla e liberta, afastarmo-nos de janelas e de locais onde possam ocorrer derrocadas”, afirma.

Artigo exclusivo PREMIUM

Tenha acesso ilimitado a todos os conteúdos do site e à edição semanal em formato digital.

Se já é PREMIUM,
Aceda à sua conta em

APOIE O NOSSO TRABALHO. APOIE O JORNALISMO DE PROXIMIDADE.

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo regional e de proximidade. O acesso à maioria das notícias da VTM (ainda) é livre, mas não é gratuito, o jornalismo custa dinheiro e exige investimento. Esta contribuição é uma forma de apoiar de forma direta A Voz de Trás-os-Montes e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente e de proximidade, mas não só. É continuar a informar apesar de todas as contingências do confinamento, sem termos parado um único dia.

Contribua com um donativo!

VÍDEOS

Mais lidas

ÚLTIMAS NOTÍCIAS