Terça-feira, 21 de Janeiro de 2025
No menu items!

AAUTAD/Realfut, 2 – A.D. Fundão, 4

Apesar de já ter assinado a sua descida, para a Segunda Divisão do Campeonato Nacional de Futsal, na quarta jornada da fase de “Play-Out”, a equipa da Associação Académica da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (AAUTAD)/Realfut vendeu caros os últimos três pontos do campeonato, desenhando, em casa, no dia 14, o seu último marcador […]

-PUB-

Apesar de já ter assinado a sua descida, para a Segunda Divisão do Campeonato Nacional de Futsal, na quarta jornada da fase de “Play-Out”, a equipa da Associação Académica da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (AAUTAD)/Realfut vendeu caros os últimos três pontos do campeonato, desenhando, em casa, no dia 14, o seu último marcador da época desportiva 2007/2008, com a derrota, frente ao Fundão, por 2-4.

Nos primeiros 20 minutos, o jogo foi dos transmontanos, com a equipa da casa a inaugurar a partida, com um golo de Paulo Duarte, aos 12 minutos, e a reforçar a vantagem, antes do intervalo, com mais uma finalização bem sucedida, desta deita graças à intervenção de Denis.

Depois dos dez minutos de descanso, foi a vez do Fundão marcar posição, com o seu primeiro golo a surgir aos três minutos da segunda parte. Dez segundos depois, na sequência da cobrança de uma falta, surgiu o golo do empate que só foi desfeito quando faltavam cerca de quatro minutos para o final, uma vantagem que os fundanenses ainda conseguiram dilatar, a meio minuto do fim, “ceifando”, assim, qualquer hipótese da AAUTAD fechar a época desportiva com uma vitória.

“Não fizemos um bom jogo”, reconheceu José Luís, treinador do Fundão, recordando, no entanto, que “apesar do resultado não ter sido justo”, serviu para a sua equipa que, com o 2-4 conquistado na Nave de Desportos da UTAD, conseguiu a manutenção, na Primeira Divisão nacional.

Quanto à próxima época, o técnico fundanense explica que a estrutura do clube “não é muito forte”. No entanto, apesar de todas “as suas limitações”, a equipa parte para mais uma época na primeira divisão “com muita vontade” de ganhar.

Incerto é, também, o futuro da equipa vila-realense que, mais uma vez, apesar de conquistar a subida, não conseguiu fazer mais do que uma época na divisão máxima do Futsal português.

“A Direcção do clube já emitiu um comunicado, sobre a minha permanência na equipa, mas ainda temos muito que conversar”, explicou Edson Filho, o brasileiro que, desde o final do ano passado, tomou conta das rédeas da AAUTAD/Realfut, assumindo a vontade de continuar em Portugal.

Embora tenha “apanhado o comboio” já a meio da época, o técnico vila-realense considera que “o grande problema” prende-se com o facto da AAUTAD preparar-se para disputar os escalões “inferiores” e não para a manutenção na Primeira Divisão. “Tem que haver um planeamento para subida, mas que garanta a manutenção”, explicou o mesmo responsável.

Relativamente ao futuro dos jogadores, Edinho não levantou o véu sobre a permanência ou não dos jogadores brasileiros que alinharam pela AAUTAD/Realfut, recordando, apenas, que os custos financeiros de ter uma equipa na Primeira Divisão são muitos e terão que ser repensados, na próxima época.

“Provavelmente, o clube deverá apostar num plantel mais reduzido, no qual os jogadores sejam mais bem aproveitados”, revelou o técnico.

Depois das cinco jornadas do “Play-Out”, a equipa da UTAD acabou em quarto lugar, ficando a manutenção garantida para o Sassoeiros e o Fundão.

De recordar que, na fase regular do campeonato, a equipa universitária não conseguiu ir além do penúltimo lugar da tabela classificativa, somando cinco vitórias e dois empates, num total de 17 pontos. Quanto aos golos, a AAUTAD marcou 64 e sofreu 117, nas 26 jornadas disputadas.

 

Maria Meireles

FICHA TÉCNICA

Jogo disputado na Nave de Desportos da UTAD, em Vila Real.

AAUTAD/REALFUT – Hélder Resende, Denis Djelmajer, Paulo Duarte, Berto, Vinícius, Vítor Hugo, Barroso, Rafael, João Ribeiro, Jander Praciano, Cláudio Martins (G.R.) e Bruno Agondi (G.R.).

Treinador – Edson Filho.

FUNDÃO – Carlinhos (G.R.), Cristóvão, Bruno Pereira, Pelezinho, Herbert, Adriano, Jota, Couto, Paulo Pinto e Esquerda.

Treinador – José Luís.

Ao intervalo – 2-0

APOIE O NOSSO TRABALHO. APOIE O JORNALISMO DE PROXIMIDADE.

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo regional e de proximidade. O acesso à maioria das notícias da VTM (ainda) é livre, mas não é gratuito, o jornalismo custa dinheiro e exige investimento. Esta contribuição é uma forma de apoiar de forma direta A Voz de Trás-os-Montes e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente e de proximidade, mas não só. É continuar a informar apesar de todas as contingências do confinamento, sem termos parado um único dia.

Contribua com um donativo!

MAIS ARTIGOS

VÍDEOS

Mais lidas

ÚLTIMAS NOTÍCIAS